Destaques

Casa da Mulher realiza mais de 1.600 atendimentos em 2018

Mulheres puderam participar gratuitamente de ações formativas, capacitações para o trabalho, oficinas educativas, palestras sobre saúde entre outras atividades


Pensando em auxiliar as mulheres com mais de 18 anos a se capacitarem para o mercado de trabalho e geração de renda, assim como oportunizar a elas um espaço de crescimento e conhecimento, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, através da Casa da Mulher, realizou 1.676 atendimentos durante o ano de 2018. Os números foram divulgados no balanço anual do serviço.

Ao todo, os profissionais ofertaram oficinas com 106 temáticas diferentes, que juntas somaram uma carga horária de 347 horas de atividades, com 950 mulheres participantes. Além delas, a Casa da Mulher ofertou ações formativas, capacitações para o trabalho, oficinas educativas, palestras sobre saúde da mulher e encontros direcionados, prioritariamente, a mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Entre as oficinas ministradas estavam de modelagem de roupa, onde as mulheres aprenderam as técnicas para tirar moldes para novas peças; de Patch Apliqué; de confecção de bolsa em crochê, de gorro, cachecol e sapato de lã, almofada infantil em tecido, sabonetes artesanais, boneca de crochê, amigurumi, embalagens para presentes, chapéu e tiara infantis, porta prato em crochê, aromatizador de ambientes, produção de ovos de Páscoa e bombons, pintura em tecido, entre outras. Em parceria com a UNOPAR foi oferecido o curso de instalação elétrica básica.

Além das oficinas e cursos, as interessadas também puderam aprender mais durante as palestras voltadas à temática central “Mulher e Cidadania”, em que especialistas foram convidados para apresentar os assuntos e tirar dúvidas das participantes. Entre as ações estavam o curso de Alfabetização Digital ministrado em parceria com a UTFPR, a oficina gênero e inclusão digital, de resolução de Conflito Familiar, de orientação jurídica, de entrevista de emprego e currículo, de preparação para o mercado de trabalho e de planejamento de orçamento doméstico, de educação financeira, sobre a soja e seus benefícios e de prevenção ao suicídio durante a campanha Setembro Azul.

Por meio do Projeto Camar Sabão, Casa Acolhedora Mãe Rainha, o Município ofereceu gratuitamente palestras sobre autoestima, relação de gênero e educação para os filhos e a Cáritas ajudou na formação para entrevista de emprego e currículo, já a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento ministrou a de orçamento doméstico. As equipes do Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) colaboraram com encontros sobre saúde e qualidade de vida, cuidados com a coluna e exercícios posturais e a palestra sobre Mitos e Verdades sobre a Manutenção e Perda de Peso.

Vale destacar, ainda, uma importante parceria entre Secretaria de Políticas para as mulheres- Casa da Mulher, Defensoria Pública do Estado do Paraná e Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. O estabelecimento desta parceria viabilizou às mulheres do regime penal aberto o seu acesso ou o retorno ao mercado de trabalho e consequentemente uma melhor condição de vida com autonomia e novas oportunidades. Foram ministradas três oficinas sobre Identidade Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho.

Através de articulação com as associações seguintes: Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos (ANAMEL), Fazendo Arte-Associação de Mulheres da Zona Norte de Londrina, Associação de Mulheres Empreendedoras do Conjunto Eucaliptos, Associação de Mulheres do Parque Ouro Branco e Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids (Reagir-Alia) houve a viabilização de espaços para a comercialização em feiras no Calçadão e no Expo 2018.

A Casa da Mulher – Centro de Formação e Ações Integradas fica na Rua Valparaíso, 189, Jardim Guanabara, na esquina com a Avenida Higienópolis. Aqueles que tiverem dúvidas podem telefonar no (43) 3378-0111, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos