Cidadão

Procon-LD dá orientações para compra de material escolar

Solicitar orçamentos e estar atento aos itens exigidos pode ajudar a economizar tempo e dinheiro


Com a chegada do novo ano, entre as obrigações de muitos londrinenses está a compra de material escolar. O que representa um pesadelo financeiro para muitos pais e responsáveis, pode ser evitado com pesquisas de preço, compra com antecedência e atenção aos itens exigidos nas listas. Pensando nisso, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) elaborou algumas dicas para facilitar a tarefa.

procon.DpA primeira orientação do órgão é estar atento aos itens que compõem a lista de materiais pedida pelas unidades escolares. É permitida apenas a solicitação de compra do material individual, de uso e necessidade exclusiva do aluno. Portanto, utensílios que beneficiem a coletividade dos estudantes, professores ou administração da escola, não podem constar entre as exigências.

Entre as proibições estão os materiais de limpeza e higiene, como informa o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa. “Qualquer material que seja de uso comum da escola, dos professores ou dos alunos, não deve estar nas listas. Isso inclui produtos de limpeza e higiene, pois são itens que quem tem a responsabilidade de prover é a instituição de ensino e não o estudante”, expôs.

A escola também não pode indicar estabelecimentos comerciais específicos para a compra do material, prática que é proibida. Os pais e responsáveis têm a liberdade de adquirir os itens onde preferirem, já que o livre acesso e escolha são determinantes na relação de consumo.

Nesse sentido, Richa indica que, para evitar os altos custos e filas, os interessados devem se antecipar e consultar diversas papelarias antes de adquirir os materiais, ação que se reflete em uma economia significativa de dinheiro e tempo. “Temos muitas lojas em Londrina que oferecem os materiais, com preços e modelos diversificados. Portanto, fazer uma pesquisa e solicitar orçamentos antes da compra é fundamental para economizar”, destacou o coordenador.

Ao constatar irregularidades nas listas de materiais, o consumidor pode contestar a instituição de ensino e, caso não haja resolução do conflito, fazer uma reclamação na sede do Procon-LD, localizada na rua Mato Grosso, 299, Centro.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos