Projeto realiza seletiva de basquete em busca de novos talentos

Podem comparecer nascidos nos anos de 2002 a 2004; ação visa atrair novos atletas para categorias de base do basquete masculino
Adolescentes nascidos em 2002, 2003 e 2004 terão a oportunidade de ingressar nas categorias de base do basquete londrinense masculino. Um projeto desenvolvido pela Associação Pé Vermelho de Esportes (APVE) com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), realiza neste sábado (19) a seleção de novos atletas. A ação caça talentos será das 14 às 17 horas, nas dependências do Colégio ATOPP Brasil, parceiro da iniciativa, localizado na Rua Fortaleza, 91, centro.
Os jovens interessados devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, e é preciso ter em mãos o documento de identidade original. A expectativa é que pelo menos 10 novos atletas sejam selecionados, mas o número pode ser maior.
De acordo com o presidente da Fundação de Esportes, Fernando Madureira, a iniciativa atende às expectativas da FEL, que busca promover não só o esporte de rendimento, mas também difundir a prática entre toda a comunidade. “Essa participação dos jovens é muito importante, pois promove saúde, traz muitos benefícios e é uma ótima oportunidade. Nossa previsão é que outras modalidades também realizem essa busca por novos atletas, e a FEL dará o apoio necessário para que isso ocorra com outros esportes”, adiantou.
Segundo o técnico da equipe adulta e coordenador das categorias de base, Bruno Lopes, a ideia é que, durante a seletiva, sejam escolhidos novos talentos de Londrina, mas jovens de outras cidades também podem participar. “Essa nova leva de atletas vai representar a cidade de Londrina no Campeonato Paranaense de Basquete, que acontece de março a novembro, e também nos Jogos da Juventude do Paraná, o JOJUPs”, afirmou.
Além da chance de disputarem torneios em nome da cidade, os jogadores terão auxílio para irem aos treinos, que vão acontecer em quatro dias da semana. “Nós vamos facilitar a participação nos treinos concedendo ajuda com o vale transporte, e a parceria com o colégio viabilizou uma bolsa de 70% sobre o valor das mensalidades, para os atletas selecionados”, contou Lopes.
O coordenador lembrou que os adolescentes podem se inspirar na equipe profissional de basquete masculino de Londrina, que atualmente disputa a Liga Nacional. “Londrina tem uma história muito bacana com o basquete, e existe essa demanda por times na cidade. Com o apoio fornecido pela Prefeitura, através da FEL, essa equipe profissional tem tido destaque, o que atrai cada vez mais atletas e praticantes amadores. Isso ajuda a difundir a modalidade, e estimula crianças e adolescentes a participarem das categorias de base”, ressaltou.
Para a seleção de novos talentos, Lopes comentou que os participantes serão avaliados nos quesitos técnicos e clínicos. “Vamos verificar quem tem qualificação para evoluir dentro do projeto. Então mesmo quem não consegue jogar com frequência, mas tem interesse, pode participar da seletiva pois o potencial de evolução vai ser levado em conta”, citou.
Em breve, novas seletivas devem ser abertas pela APVE para categorias de outras faixas etárias. O Londrina Esporte Clube é um dos parceiros do projeto.
Fotos: Vivian Honorato/arquivo e Divulgação




