UBSs aderem à campanha “Janeiro Branco” em prol da saúde mental
Unidades também prosseguem com as ações do “Janeiro Roxo”, mês dedicado ao combate à hanseníase
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina aderiram à campanha nacional Janeiro Branco, movimento que discute a importância de cuidar da saúde mental e acontece em todo o Brasil. Entre as doenças psíquicas mais frequentes no mundo está a depressão, transtorno que atinge mais de 300 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças.
A diretora dos Serviços Complementares em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Claudia Denise Garcia, ressaltou que as pessoas precisam buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente para evitar o acometimento das doenças psíquicas, além de ter melhor saúde física. “O cérebro comanda tudo, então é fundamental aprendermos a lidar com as questões do dia a dia, administrando os conflitos, ideias, desejos e emoções, para um termos uma boa saúde mental”, explicou.
Além de participarem da campanha Janeiro Branco, desde o início do mês as unidades também estão desenvolvendo ações de combate à hanseníase, doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. As atividades são referentes ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à doença, proposto pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso, Juliana Marques, a orientação sobre a hanseníase para a comunidade é importante para promover o diagnóstico da doença em estágio inicial, facilitando o tratamento e evitando que as lesões gerem danos irreversíveis. “É preciso estar atento aos primeiros sinais, como aparecimento de manchas no corpo, com diminuição de sensibilidade, além da queda de pelos em regiões delimitadas”, informou.
Padovani/Vista Bela – A UBS do Padovani/Vista Bela está realizando matriciamentos com o tema hanseníase nas reuniões de equipe pela fisioterapeuta. A ação prossegue até amanhã. Também nesta quinta-feira (17), será realizada uma roda de conversa a respeito dos temas das duas campanhas no grupo Plantando Saúde na área rural. O tema foi abordado ainda nos grupos de Terapia Comunitária e de Atividade Física.
A UBS do Padovani também vai realizar, na próxima segunda-feira (21), uma ação em sala de espera com os usuários da unidade, por meio de cartaz informativo e roda de conversa a respeito dos dois temas. Será feita ainda a divulgação dos grupos oferecidos pela unidade, em especial o grupo de terapia comunitária.
Vila Ricardo – A UBS da Vila Ricardo abordará o tema saúde mental na Roda de Terapia Comunitária que acontecerá nesta sexta-feira (18), das 7h30 às 8h30. Na sequência, a atividade acontecerá no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), das 9 às 10h30.
Lindóia – Na quinta-feira (17), das 7h30 às 9 horas, será realizada uma panfletagem nas empresas localizadas próximas à UBS do Lindóia, na Avenida das Maritacas, 1.800, no bairro Santa Izabel.
Piza/Roseira – Na UBS do Piza/Roseira, estão sendo realizadas diversas atividades sobre hanseníase durante todo o mês, incluindo dinâmicas com balões durante os encontros dos grupos de atividades, como o de caminhada, além de entrega de panfletos e explicações nas salas de espera da UBS.
Panissa/Maracanã – Cerca de 20 pacientes da UBS que sofrem com dores crônicas, e são acompanhados através do Grupo de Dor, vão receber orientações sobre a hanseníase em palestra ministrada pela fisioterapeuta do NASF 5, Eliane Monura. O encontro será às 13h30, nesta quinta-feira (17).