Caça Talentos sai em busca de 1,5 mil crianças e adolescentes

Projeto da área de Esportes irá investir em novos atletas de diversas modalidades como basquete, handebol, judô, karatê e taekwondo
A Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), está iniciando o projeto “Caça Talentos”, que quer descobrir jovens com habilidades em todas as modalidades esportivas acompanhadas pela Fundação. O objetivo é promover o esporte de base, contribuindo para a iniciação esportiva de novos atletas. O projeto também busca a promoção de ações formativas e poderá atingir cerca de 1,5 mil meninos e meninas.
Ao todo, serão investidos no projeto mais de R$ 300 mil via Governo Federal, por meio da Lei nº 9.615/98, mais conhecida como Lei Pelé, que estabelece normas para a condução do esporte no Brasil. Os recursos serão utilizados para aquisição de material básico para as crianças selecionadas, como uniformes e acessórios para a prática. O valor também poderá ser usado para eventos esportivos voltados a detectar novos talentos.
O presidente da FEL, Fernando Madureira, explica que a fundação está chamando todos as modalidades e técnicos para participarem do projeto e que cinco já firmaram parceria: basquete, handebol, judô, karatê e taekwondo. “Agora, cada técnico está definindo como vai fazer a busca por estes talentos, podendo ser seleções em escolas, praças esportivas, clubes, entre outros locais, nas comunidades em que atuam”, disse. A FEL possui convênio firmado com cerca de 60 entidades, que atendem aproximadamente 30 a 40 crianças.
A primeira seletiva de atletas será a do basquete e já está com data marcada, para este sábado (19), das 14 às 17 horas, no Colégio Atopp, na Rua Fortaleza, 51, centro. Serão selecionados adolescentes nascidos em 2002, 2003 e 2004, para a categoria de base do basquete masculino. Para participar, eles precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e é preciso ter em mãos o documento de identidade original. A expectativa é que pelo menos 10 jovens sejam selecionados. A seletiva será realizada pela Associação Pé Vermelho de Esportes (APVE), parceira do projeto.
Madureira destacou que, por meio do “Caça Talentos”, muitas crianças serão motivadas a iniciarem uma atividade física. “Investir no esporte é investir em saúde, pois as crianças saem do computador, do sofá, e podem despertar para uma modalidade específica e ir em busca de seu sonho, dentro do esporte”, assegurou. O presidente da FEL disse ainda que o esporte ‘blinda as crianças das coisas ruins’ que o mundo oferece, promove à saúde e melhora a segurança pública.
“É uma determinação do prefeito Marcelo Belinati investir cada fez mais na formação dos jovens de Londrina. Em anos anteriores o município não se manifestou para buscar verbas da Lei Pelé, então, em 2018, fizemos o requerimento e assinamos o repasse dos recursos, em uma reunião que antecedeu a abertura dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). É uma conquista para a cidade, pois o esporte é uma ferramenta de transformação de vidas”, enfatiza Madureira.
Fotos: Vivian Honorato




