Prefeitura recebe primeira doação para o Banco de Ração
Distribuidora fez a entrega de 221 quilos de ração premium, sendo 200kg para cães e 21kg para gatos
A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) recebeu, na manhã desta segunda-feira (21), a primeira doação para o Programa Banco de Ração do Município de Londrina. A Distribuidora Total Vet fez a entrega de 221 quilos de ração premium, ou seja, de alta qualidade, sendo 200kg para cães e 21kg para gatos, além de vermífugos, que equivalem o total de R$ 8,3 mil. Na ocasião, também foi assinado o termo de doação e recebimento, como prevê o edital de Chamamento nº 001/2019.
O Banco de Ração Municipal é uma política pública inédita no Município de Londrina,de autoria da vereadora Daniele Ziober. O programa visa captar doações de ração animal e promover sua distribuição para as entidades e protetores de animais previamente cadastrados. A iniciativa também possibilita que os guardiões de animais, que estão em situação de vulnerabilidade, cadastrem seus pets.
O secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, agradeceu a distribuidora Total Vet, que acreditou na seriedade do programa e atendeu o chamamento com uma quantidade expressiva de produtos com grande poder nutricional. “Foi uma surpresa muito positiva, para uma primeira doação. Sabemos que precisamos de muito mais, mas com este primeiro lote imaginamos que conseguiremos atender um público consideravelmente grande e com produtos de extrema qualidade”, afirmou.
Pereira disse acreditar que o programa vai estimular mais doações de empresas. “Muitas pessoas querem fazer a doação, mas não fazem por encontrar dificuldades em comprovar a destinação. Com este programa instituído, com um termo de recebimento por parte da SEMA, devidamente legalizado, as empresas vão se sentir mais à vontade para doar”, estimou.
De acordo com Bruna Ontivero Pelassi, da gerência de Fiscalização da SEMA, e presidente do recém-constituído Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA), com esta primeira entrega a Secretaria vai analisar como serão feitas as doações da ração aos cadastrados, dentro dos critérios de prioridade do programa, levando em consideração o prazo de validade do produto, quantidade, e o contexto dos cadastrados. As entrega já nesta segunda-feira (21), e até agora se cadastraram para receber as doações 36 famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional, 25 protetores independentes e duas ONGs de proteção animal.
A vereadora Daniele Ziober salientou que o projeto representa um sonho realizado e lembrou ele contempla também os protetores independentes, os quais encontram muitas dificuldades para conseguir doações. “Fiz este projeto pensando mais nos cerca de 60 protetores independentes de animais da cidade, pois não existia nenhum respaldo legal para eles, por não serem uma entidade. Agora, estas pessoas serão alcançadas também, além das ONGs e famílias que precisam”, contou.
O coordenador técnico da Total Vet, Vinícius Fernandes Pires da Rocha, disse que a empresa tem, como uma de suas prioridades, a causa social. Segundo ele, a distribuidora resolveu participar do projeto por ser uma maneira de distribuir produtos para os animais que precisam, sob o controle da SEMA. “São clientes que não teriam condições de consumir este tipo de produto, com alta concentração de nutrientes. Enxergamos a causa animal como um problema que vem se estendendo da região de Londrina, mas agora a Prefeitura, junto com a vereadora Daniele Ziober, se organizou em prol dos animais do município e estamos muito felizes em colaborar”, ressaltou.
Mais sobre o Programa – Além dos itens alimentícios, o Banco de Ração também permite, por meio de cessão gratuita ou doação, serem aceitos itens como roupas, coleiras, guias, casinhas, caixas de transporte, brinquedos, produtos de limpeza e utensílios variados para animais. As doações acontecem através de chamamento público, que consente a inscrição de estabelecimentos comerciais e industriais, pessoas físicas ou jurídicas.Também podem ser decorrentes de apreensões realizadas pelos órgãos públicos e de doações dos próprios entes federados, ou seja, Município, Estado e a União. No caso de empresas, a logomarca dos estabelecimentos é divulgada no site da Prefeitura, como um estímulo à participação das mesmas.
Os produtos doados não podem ser comercializados e os beneficiários que forem identificados realizando tal conduta ou maltratando animais serão autuados e terão seus cadastros excluídos do programa. A coordenação do Banco de Ração é feita pela SEMA, que também faz a organização, estruturação das atividades técnicas e operacionais e articula as formas de coleta e distribuição dos produtos doados. Outra função da secretaria é gerenciar o credenciamento, fiscalização e acompanhamento das entidades, pessoas e famílias a serem beneficiadas.
Chamamento público – Prossegue aberto o Chamamento Público Nº 001/2019, para a inscrição de comerciais, industriais ligados à produção e comercialização, no atacado ou no varejo, bem como de pessoas físicas ou jurídicas, que queiram participar do programa, fazendo a doação de produtos e gêneros alimentícios, utensílios diversos destinados aos Pets.
As inscrições estão sendo feitas na sede da SEMA, no setor de Protocolo, situado na Rua da Natureza, 155, dentro do Parque Arthur Thomas, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Além disso, por meio de uma portaria assinada durante a solenidade desta segunda-feira (21), também será possível fazer o cadastro pela internet. O documento será publicado no Jornal Oficial de hoje.
Para a formalização e consultas, é necessário entrar em contato com a gerência de Fiscalização Ambiental pelos telefones (43) 3372-4770 ou (43) 3372-4771, ou pelo e-mail fiscalização.sema@londrina.pr.gov.br. Todas as informações do edital de chamamento estão disponíveis na edição nº 3.692 do Jornal Oficial do Município, que pode ser acessada pelo link https://bit.ly/2RHL5O4.
Fotos: Vivian Honorato