Escola Municipal recebe orientações de saúde bucal
Após palestra e demonstração lúdica, os alunos vão receber um kit com escova, pasta e fio dental para levar à escola diariamente

Para estimular as crianças a manter cuidados com a higiene bucal, nesta quarta-feira, a Escola Municipal Nina Gardemann vai receber uma equipe de profissionais da Unimed Londrina. Às 9h30, os profissionais vão fazer uma palestra para 125 crianças do P5 ao 5º ano, na sede da escola que fica na Rua Dragem Feld, 73, no Jardim Tókio. A mesma ação será realizada novamente às 15h30.
Ao todo, 250 crianças vão participar do projeto Saúde Bucal, que é desenvolvido pela Unimed Londrina em parceria com a Prefeitura de Londrina. Ao longo do ano, uma dentista e estagiários de Odontologia da Unopar vão até as unidades escolares para conversar com as crianças, a fim de ensinar a maneira correta para a escovação dos dentes.
O objetivo é levar orientações de higiene bucal, mostrando a importância da escovação diária, do uso do fio dental, pasta de dente e escova correta, hábitos que ajudam a prevenir o surgimento de doenças, problemas na mastigação, deglutição e na fala, além de estimular ou não a autoestima e a sociabilidade das crianças e adultos.
Para a diretora da Escola Municipal Nina Gardemann, Tania Maria Terra Machado, é importante que as crianças recebam estas informações, visto que algumas, muitas vezes, esquecem de escovar os dentes. Além disso, essa medida simples ajuda na prevenção de doenças. “É importante que as crianças se conscientizem sobre a higiene bucal e a escovação correta, para a melhora da saúde como um todo. Nós percebemos que tem uns alunos maiores que acordam e vêm direto para a escola sem escovar os dentes, por isso recebendo uma palestra e orientações dos profissionais de saúde talvez eles mudem esse hábito”, disse.
A dentista da Unimed que fará a visita na escola vai orientar os estudantes e realizará uma consulta para avaliar e acompanhar a saúde bucal deles. Durante a visita, ela levará uma boca gigante, com pasta de dente, escova e fio dental proporcionais a ela. Através da atividade lúdica, ela ensinará as crianças a escovar os dentes de forma correta e utilizar os produtos na ordem certa. Após a orientação, os alunos recebem um kit com os três itens (escova, pasta e fio dental) para levar à escola diariamente.
O projeto é composto por três visitas, em que o dentista e sua equipe voluntária orientam sobre higiene bucal. Estes encontros acontecem de três em três meses, para ser condizente com o tempo em que deve ser trocada a escova de dente. O projeto Saúde Bucal está em sua 4ª edição e já atendeu quatro escolas municipais de Londrina: Elias Kauam, Osvaldo Cruz, Jadir Dutra de Souza e agora a Nina Gardemann. Ao todo, 1.101 crianças participaram das ações e 2.592 kits foram doados a elas.