Cidadão

Município organiza roda de conversa com idosos

Ação é fase preparatória para a 9ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que acontecerá em maio

Afim de preparar os idosos de Londrina para os debates acerca das políticas públicas que vem sendo desenvolvidas na cidade e aquelas que podem vir a ser implementadas, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) vai realizar várias rodas de conversas nos próximos dias.

A primeira delas será nesta sexta-feira (22), às 9h30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte (CCI Norte), localizado na Rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind e a Rua Azulão, no Conjunto Maria Cecília. Os CCIs Leste e Oeste também receberão a atividade, sendo que no primeiro (CCI Leste) ela acontecerá na segunda-feira (25), às 14h, na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz. No CCI Oeste será na sexta-feira (28), às 14 horas, na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

A intenção é que os integrantes dos grupos de atividade dos CCIs e a comunidade com mais de 60 anos participe da conversa, o que soma cerca de 30 a 50 pessoas por encontro. O objetivo é apresentar ao público o que são as políticas públicas, quais estão sendo desenvolvidas no município, as legislações que abarcam os direitos da população idosa, e o papel do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI) e da Secretaria Municipal do Idoso.

Segundo a assistente social da SMI, Rosely Sonoda Gomes, a intenção é fazer com que todos reflitam a respeito e levem suas demandas até as pré-conferências preparatórias para a 9ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. “A ideia é realizar uma troca de experiências que leve os idosos a refletirem sobre as políticas públicas e prepará-los para as pré-conferências. Por isso, queremos conversar sobre as políticas, os desafios, o que precisa melhorar, o que é importante para eles e o que já conquistamos, para que eles reflitam a respeito”, ressaltou.

Sobre a Conferência – Este ano, a 9ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso acontecerá no dia 16 de maio, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte. A temática será “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Serão sete eixos de debates focados em Assistência e Previdência; Saúde; Moradia e Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos e Conselhos de Direitos.

A presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, ressaltou a importância da participação popular nos encontros que visam o fortalecimento do controle social e a promoção de políticas públicas específicas. “As rodas de conversa, as pré-conferências e a conferência são momentos de participação popular, onde vamos pensar ações e políticas para o idoso. Não tem como fazermos isso, sem ouvi-lo, porque ele é o usuário dessa política. E, por isso mesmo, buscamos apresentar as propostas e termos uma participação regionalizada, com a presença de representantes de todos os territórios”, explicou.

Pré-conferências – Haverá cinco pré-conferências. A primeira delas será no dia 8 de abril, às 14 horas, no CCI Leste. A segunda acontece em 9 de abril, às 14 horas, no SESC Centro, na Rua Fernando de Noronha, 264, abarcando as regiões do centro, sul e rural.

No dia 10 de abril, às 8h30, será a vez dos profissionais vinculados à área discutirem a respeito das políticas públicas. O local ainda não foi confirmado.

No dia 11 de abril, a partir das 14 horas, a pré-conferência ocorre para a população da região oeste da cidade. O encontro está marcado para acontecer no CCI Oeste.

Finalizando a fase preparatória, no dia 12 de abril, às 9h30, acontecerá a última pré-conferência no CCI Norte. Para participar de todas as fases de debates não é necessário se inscrever. Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público, com exceção da pré-conferência dos profissionais da rede de atendimento.

Para a imprensa: outras informações com a presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, 3375-0283 ou com a Assistente Social da SMI, Rosely Sonoda Gomes, 3375-0334.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos