Destaques

Prefeitura intensifica melhorias nas estradas rurais de Londrina

Quase 30 vias da área rural foram contempladas com os serviços nos primeiros meses de 2019; novo maquinário vai reforçar os trabalhos

As estradas rurais da região de Londrina continuam recebendo uma série de trabalhos de recuperação e manutenção. Por meio de um conjunto de ações da Prefeitura, conduzidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), os distritos, patrimônios e assentamentos estão sendo contemplados com serviços importantes, que buscam melhorar a qualidade das vias e facilitar a rotina dos produtores e moradores da área rural.

Um balanço feito pela SMAA aponta que, de janeiro de 2019 até o momento, 26 estradas rurais foram atendidas em atividades variadas, conforme as necessidades e características de cada local. O cronograma engloba os serviços de moledamento e readequação, e também de patrolamento e manutenção de caixas pluviais. Apenas no primeiro bimestre deste ano, todas estas atividades, somadas, totalizam 89 km em serviços executados.

O serviço de readequação e de moledamento, que consiste em aplicação de cascalho no solo, chegou a 13 vias rurais, proporcionando estradas mais sólidas e resistentes às chuvas, permitindo, assim, o tráfego normal de veículos. Esta relação inclui intervenções em estradas situadas no Patrimônio Regina: Bianchi, Rezende, da Lontra, do Pimenta, da Mata, todas já finalizadas, e também na Estrada do Bule, que ainda está em obras. Na região da Estrada da Cegonha, este trabalho foi feito na Estrada Mangaba e Chácaras São Miguel.

Já na abrangência do distrito de São Luiz o moledamento foi executado na Estrada do Ponto Mineiro, Estrada da Glória, estradas Ouro Verde e Ouro Fino, e Estrada Nakamura (em execução).

Este tipo de serviço necessita de um preparo para a adequação da pista de terra, quando, após a análise de engenheiros e técnicos, é realizado uma espécie de nivelamento que deixa o solo apto a receber o moledo. Atuam nos trabalhos máquinas niveladoras, retroescavadeiras, rolos compressores e tratores de esteira, sendo as ações desenvolvidas, hoje, 100% pela própria equipe da Agricutura.

Patrolamento – Outras 13 estradas receberam as ações para manutenção das caixas pluviais de contenção e patrolamento, para corrigir buracos e defeitos no solo, de vias que já tenham recebido ou não o moledamento.

Com o patrolamento, as vias trabalhadas foram as da Volta Grande, dos Grilos, Canaã, dos Machados, Jaboticabal, e Estrada 11, situadas no Distrito de Maravilha. Em Paiquerê, as estradas Velha Paiquerê a Lerroville, Brigada 4 (Eli Vive I), Mortari, Estrada de Maravilha a Paiquerê, e Guaritá. Ainda ocorreram no Bairro dos Nogueira e Estrada da Pininga (Eli Vive 2), na área do distrito de Lerroville.

Foto: Vivian Honorato

Importância – Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Deber Siena, o plano de recuperação das estradas rurais está sendo intensificado em Londrina, permitindo que várias vias importantes, utilizadas pelos produtores rurais e moradores, incluindo o transporte de escolares, recebam melhorias e possam manter um estado adequado de conservação. “Neste momento, o foco é terminar os serviços em andamento nos distritos de São Luiz, Espírito Santo e no Patrimônio Regina”, indicou.

Siena frisou que tem sido essencial o empenho do prefeito Marcelo Belinati em reforçar a atenção direcionada às estradas dos distritos e localidades rurais. “Uma das conquistas mais recentes é que novos maquinários já estão à disposição da Prefeitura para utilização e serão importantes para o aprimoramento dos serviços”, destacou.

O secretário lembrou, ainda, que as medidas atendem às diretrizes aprovadas e elencadas, em 2018, no Plano Municipal de Manutenção das Estradas elaborado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e pela Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB).

Mais máquinas – O Município conta agora com novo maquinário à disposição para intensificar o tratamento das estradas rurais. Na última terça-feira (19), sete equipamentos foram liberados para a utilização do Programa Patrulha Rural, do qual o município de Londrina faz parte, junto às cidades de Arapongas, Cambé e Rolândia.

Com custo total de R$ 2.185.000,00 as máquinas foram adquiridas por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado do Paraná e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Cafezal (CIDREBAC). A entrega abrangeu dois caminhões basculantes, um caminhão comboio, uma pá carregadeira, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira.

Parte dos equipamentos já estão no distrito de Lerroville, onde terá início, em breve, novas etapas de recuperação de estradas, totalizando quase 20 km de extensão. Na Estrada do Pari-Paró, a Agricultura irá executar 16,2 quilômetros. Logo na sequência, os serviços serão realizados na Estrada do Apucaraninha, cumprindo trecho de 3,6 quilômetros.

Para a imprensa: outras informações com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Deber Siena, pelo telefone 3372-4790.

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos