Chegou o Abril Verde – mês dedicado a promover saúde no trabalho
Abril Verde vai oferecer palestras e oficinas, ministradas por profissionais do setor público e privado

O objetivo da campanha é sensibilizar servidores e também a população sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Durante todo o mês os servidores vão participar de palestras e oficinas, ministradas por profissionais como engenheiros do trabalho, médicos e psicólogos. Entre os temas estão: cuidados com a saúde mental; gerenciamento de estresse no trabalho; comportamento seguro no ambiente de trabalho; relacionamento

interpessoal e gerenciamento de conflitos; e também higiene ocupacional.
O prefeito Marcelo Belinati, que esteve presente no lançamento, disse que esta é uma campanha inédita que prefeitura pretende executar de maneira continuada, a fim de levar informação aos servidores, para prevenir doenças ocupacionais. “É claro que cada funcionário tem sua atividade especifica, diferenciada, por isso as atividades foram pensadas nas diversas categorias de trabalhadores e nas doenças que mais acometem o quadro funcional. Tenho muito respeito e admiração pelos servidores públicos municipais de Londrina e esta é uma forma de homenageá-los, no sentido de protegê-los das doenças ocupacionais”, destacou.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Valero, enfatizou que o Abril Verde é muito importante para todos os servidores, independente do cargo que ocupam e de haver periculosidade e insalubridade. “As ações foram desenvolvidas pensando em melhorar a qualidade de vida do trabalhador e é um mês para chamar a atenção à prevenção e para um olhar mais cuidadoso para nossa saúde. O motivo de a campanha acontecer em abril deve-se ao fato de no dia 7 comemorar-se o Dia mundial da Saúde e no dia 28 o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho”, apontou.
Como participar – Os servidores interessados em participar das atividades devem fazer inscrição pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na Escola de Governo, no link http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/login/index.php.
O Abril Verde é resultado da Lei nº 12.604, de autoria do vereador Felipe Prochet, que instituiu a campanha de promoção para a prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em âmbito municipal. A lei foi sancionada em novembro de 2017, pelo prefeito Marcelo Belinati, e a campanha passou a integrar o calendário de Comemorações Oficiais do Município de Londrina.
Um dos cursos que será promovido durante a campanha, será o de Preparação de Brigadistas, ministrado pelos técnicos da Defesa Civil. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, o objetivo é capacitar os servidores municipais, da sede administrativa, para atuarem tanto em situações do dia a dia, com informações relacionadas ao uso de IPIs, extintores, entre outras, quanto em situações de emergência, que exigem a evacuação do prédio. “Pretendemos estender a capacitação para servidores que atuam em outros prédios públicos, como em escolas, UPAS e outros órgãos”, contou.
A iniciativa é comandada pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos. A cerimônia de lançamento aconteceu no saguão da Prefeitura nesta segunda-feira (1). Também estiveram presentes o chefe de gabinete, Tadeu Felismino; a diretora de Saúde Ocupacional, Liz Rodrigues; representando o Sindserv, Fábio Molin; o vereador Amauri Cardoso; a assessoria do vereador Felipe Prochet e servidores municipais. Participaram ainda integrantes da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), que encenaram as práticas de prevenção de acidente de trabalho, de forma humorada.
Programação completa (para os servidores)
Dia 2
• Às 8h – palestra com Luciana Gusmão – gerenciamento de estresse no trabalho.
• Às 10h30 – Rodrigo Bacarin – Calor: trabalho a céu aberto.
• Às 14h – Rodrigo Betega – Ergonomia.
• Às 16h30 – Fernanda Roque M. Honorato – Principais doenças relacionadas aos maus hábitos posturais.
Dia 9
• Às 8h – Márcia do SENAT – Direção Defensiva
• Às 10h30 – Luciana Gusmão
• Às 14h – Leandro Valero – Importância do uso do EPI
• Às 16h – Fernanda Roque M. Honorato – Comportamento seguro no ambiente de trabalho.
Dia 18
• Às 10h30 – Luciana Gusmão – Cuidados com a Saúde Mental
Dia 23
• Às 8h – Luciana Gusmão – relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos
• Às 14h – Leandro Valero – importância do uso do EPI
• Às 15h30 – Cristiano – Higiene Ocupacional
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Diretoria de Saúde Ocupacional, Liz Rodrigues, pelo 3372-2571.