Cidadão

Dia do Clube dos Desbravadores agora no Calendário Oficial do Município

Outra lei reconhece como utilidade pública a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistencial Sul

A fim de reconhecer o trabalho voluntário que vem sendo feito em Londrina e estimular que mais pessoas conheçam e passem a integrar seus projetos, na manhã desta segunda-feira (1º), o prefeito Marcelo Belinati realizou uma solenidade, onde sancionou a Lei 12.836. Com ela, o Dia do Clube de Desbravadores, celebrado no terceiro sábado do mês de setembro, passou a fazer parte do Calendário de Comemorações Oficiais do Município. Outra lei, a nº 12.838, sancionada hoje reconheceu como utilidade pública a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistencial Sul (ADRA – SUL).

De acordo com o prefeito, o objetivo dessas ações é possibilitar que mais pessoas saibam dos trabalhos, projetos e ações que os grupos de voluntários vêm desenvolvendo em Londrina e dar apoio a eles, para que novas atividades possam surgir na cidade.  “O fato de estarmos declarando de utilidade pública possibilita e amplia o leque de ações que podemos fazer em conjunto com os desbravadores, as associações, as entidades e a Prefeitura. Porque com isso se tem o instrumento legal para que se possa ampliar as ações e esse é nosso objetivo”, disse.

O vereador João Martins foi o autor de ambas as leis e disse estar feliz por perceber o interesse do Município em sancioná-las. “É um momento de muita emoção e que eu sonhei na minha vida. Isso é importante porque estamos aqui para ajudar na construção da nossa cidade e para fazermos o bem”. Além desta, outra lei municipal já foi aprovada em prol da comunidade adventista, requisitando que as provas de concurso público e dos processos seletivos municipais de Londrina não fossem aplicadas aos sábados.

Durante a solenidade, o vereador falou a respeito do projeto Um ano em Missão, que está visitando Londrina com 20 missionários. O grupo está trabalhando em um projeto social no entorno da Praça do Jardim Imagawa e na Concha Acústica. Neste último, o grupo já fez a pintura dos pisos e dos bancos. “Em tudo que for necessário e estiver ao nosso alcance, nós vamos ajudar através das parcerias. Já temos com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Educação e Saúde para realizarmos os projetos no Imagawa, para que a população possa ser atendida”, explicou o Pastor Jeder Zvkowski, diretor do Projeto Um Ano em Missão.

Projetos sociais – O Clube de Desbravadores e a ADRA – SUL são ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Eles promovem ações sociais e culturais em prol da comunidade londrinense. O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com mais de um milhão e meio de participantes. Existem, oficialmente, desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A adesão ao Clube pode ser feita por meio do site www.encontreumclube.com.br.

A iniciativa tem como público-alvo meninos e meninas de 10 a 15 anos, e oferece um programa bíblico que aborda o desenvolvimento físico, mental e espiritual. Em Londrina, o primeiro Clube dos Desbravadores foi fundado em 1962, sendo também o primeiro do Paraná.

Hoje, cerca de 700 crianças e adolescentes se reúnem semanalmente nos 17 grupos londrinenses, distribuídos em todas as regiões da cidade. Na região norte do Paraná, eles somam quase 4 mil pessoas, que participam de acampamentos e outras atividades ao ar livre, onde desenvolvem talentos e habilidades, aprendem sobre a preservação da natureza e serviços manuais. “O clube é feito por pessoas que dedicam seu tempo livre para educar um pouco mais as crianças, os jovens e adolescentes de Londrina, desenvolvendo atividades para o crescimento físico, mental e espiritual. E nós todos nos colocamos à disposição da Prefeitura para desenvolver mais atividades em conjunto”, afirmou o pastor Ericson Davesse, que é diretor do Clube dos Desbravadores do Norte do Paraná.

O coordenador da região Gama, que inclui Londrina, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis e cidades próximas, Roberto Ferreira, lembrou que a inclusão da data no calendário oficial do Município vem fortalecer as comemorações que já vêm sendo realizadas em todos os países, em setembro. “Consideramos a inclusão no calendário oficial uma forma de reconhecimento do trabalho. É algo que traz muita motivação para as crianças e jovens, ao saberem que participam de uma organização oficialmente reconhecida”, frisou.

ADRA SUL – A organização socioassistencial atua em Londrina desde 1939, e possui sua sede na Avenida Juscelino Kubitscheck. Desde então, presta serviços em diversas frentes, em prol da população mais vulnerável, como contra o abuso e a violência doméstica (Quebrando o Silêncio); arrecadação de alimentos, roupas e presentes no Mutirão de Natal; a promoção de hábitos saudáveis com a Feira da Saúde; Campanha do Agasalho, entre outras. “A ADRA é uma agência humanitária da Igreja Adventista estabelecida desde 1984 no Brasil. Dentro da lei orgânica e da filantropia passamos a ser uma agência que está para servir a comunidade como um todo e se colocar à disposição para realizar as políticas públicas”, ressaltou o diretor da Adra Paraná, Herber Kalbermatter.

Já o diretor de Lar e Família da Igreja Adventista em Londrina, e voluntário da ADRA SUL, Ademir Padilha, explicou que com a declaração de utilidade pública será possível firmar convênios e parcerias oficiais com a Prefeitura. Além de outros projetos que já são executados pela iniciativa própria do órgão. “O reconhecimento de utilidade pública vai permitir uma ampliação do alcance das nossas ações, junto com as secretarias municipais de Cultura, Assistência Social, Idosos e outras”, disse.

Padilha citou que as pessoas que trabalham na ADRA SUL atuam de forma voluntária. “E outro benefício que temos em vista é a vinda de profissionais, como médicos, dentistas, psicólogos e vários outros, que poderão atuar com a nossa entidade por meio dos convênios municipais. Isso já acontece em outras unidades da ADRA, localizadas em outras cidades, e queremos trazer essa experiência pra cá”, afirmou.

Atuante em mais de 120 países, na América do Sul a Agência possui unidades na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. No Paraná, a ADRA está presente em Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.

Estiveram presentes na solenidade o diretor da Adra Paraná, Herber Kalbermatter, o pastor Ericson Davesse, que é diretor da Desbravadores do Norte do Paraná, membros das igrejas, jovens que compõem os grupos voluntários e representantes da Câmara de Vereadores de Londrina.

Texto: Ana Paula Hedler e Juliana Gonçalves

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos