Entregue ampliação da Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza
Alunos contam agora com um espaço para biblioteca, sala para contraturno escolar e nova sala de aula


Nesta quinta-feira (11), às 9 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou a ampliação da Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza, que fica na Rua Camilo Simões, 440, no bairro Parque Universidade.A obra mede 256 metros quadrados e conta com duas salas de aula, sala para atividades em contraturno escolar, uma biblioteca para o uso de todos os alunos, área de circulação e uma passarela coberta.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, isso demonstra a preocupação da atual administração em melhorar a educação em Londrina, fazendo com que seja prioridade. “É de fundamental importância esse trabalho de reestruturação das escolas públicas municipais que a administração está realizando. Isso é um trabalho gradativo que vai melhorar cada vez mais. A educação tem que ser prioridade absoluta, porque ela muda a vida de pessoas, cidades e de um país como todo”, destacou.
De acordo com o diretor da unidade escolar, Simão Paulo de Oliveira, a ampliação veio em boa hora, visto que além de garantir mais espaço para os alunos, ela ajudou na mudança positiva do comportamento da comunidade como um todo. “A obra é um presente de Deus. Fazia 16 anos que estávamos esperando por ela. Além da melhoria no espaço, houve uma mudança de comportamento na comunidade, os pais estão mais participativos, as crianças estão dando mais valor à escola e todos passaram a valorizar mais o serviço prestado pelos profissionais da educação”, explicou o diretor.
Ao todo foram investidos R$ 706.172,00 para a construção do espaço. O recurso advém do cumprimento de um caucionamento devido à construção do loteamento Gleba Esperança. Por isso, ela foi executada inteiramente pela empresa CVN Vectra, proprietária do loteamento.

Atualmente, utilizam o espaço da biblioteca todos os alunos dos períodos matutino, vespertino e noturno. Ao todo, são 212 crianças matriculadas, 22 jovens e adultos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cerca de 60 estudantes matriculados no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Já as salas de aulas estão ocupadas por cerca de 30 crianças em cada uma, sendo que no período matutino há aulas do 4º e 5º anos e à tarde estudam os alunos do 2º e 3º anos.
Além da entrega de hoje, nos próximos dias esta unidade escolar terá sua quadra coberta pintada e novas cestas de basquete serão instaladas. No momento, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem diversas obras em andamento, como os cinco Centros Municipais de Educação Infantil, uma escola municipal do distrito da Warta, a reconstrução da Escola Municipal Carlos Kraemer e de várias outras que estão sendo ampliadas.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, explicou que com o crescimento populacional do Município é comum ser necessário a construção de mais salas de aulas e, por vezes, até mesmo de uma escola inteira, como foi o caso da escola no Colina Verde. “Isso é fundamental para garantirmos que todas as salas de aulas tenham o número adequado de alunos, conforme a legislação, e para que os professores consigam trabalhar com mais tranquilidade. É a busca pelo melhor espaço e que ele seja planejado para o crescimento da demanda”, disse.

Além dessas obras, a atual gestão também investiu na aquisição de uniformes escolares de inverno e verão para todos os alunos da rede municipal de ensino; conseguiu atingir a maior média histórica de Londrina no IDEB, subindo quatro pontos em comparação com a avaliação anterior; e criou a Central de Vagas para organização das matrículas de alunos nos CMEIs e CEIs, entre outras ações importantes para a melhora do ensino municipal.
Estiveram presentes os vereadores Ailton Nantes, Jairo Tamura e Tio Douglas, o representante da CVN Vectra, Márcio Giocondo, pais e responsáveis pela crianças e a comunidade em geral.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, pelo 3375-0022.