Sem categoria

Calma inicia planejamento da campanha Agosto Dourado

Reunião do Comitê Municipal de Aleitamento Materno será nesta quarta-feira (10); encontro também irá abordar a atuação da Pastoral da Criança em Londrina

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) se reúne, nesta quarta-feira (10), para traçar ações em prol da amamentação em Londrina. O encontro será às 14 horas, no Centro Pastoral, localizado na Rua Dom Bosco, 145, no Jardim Dom Bosco.

Segundo a coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, Lilian Poli, na última reunião os integrantes do CALMA fizeram uma avaliação das atividades promovidas e realizadas pelo comitê em 2018. “Também levantamos algumas possíveis ações para este ano e, amanhã, as entidades e instituições que fazem parte do CALMA devem apresentar quais destas ações poderão apoiar, para nos certificarmos do que iremos fazer durante o Agosto Dourado”, informou.

Agosto Dourado é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Para este ano, o tema proposto é “Capacitar os pais, habilitar a amamentação”.

Além da campanha, a reunião do CALMA terá a participação da enfermeira de apoio da Pastoral da Criança, Júlia Cândida Villas Boas Alonso. Ela irá apresentar informações sobre a Pastoral da Criança, órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O CALMA conta com representantes de 22 instituições, e o trabalho da Pastoral da Criança é, historicamente, muito importante para a saúde da criança, e contribui diretamente com nossas ações”, citou Lilian.

De acordo Júlia, em Londrina 418 líderes acompanham 3.418 crianças, com idade de 0 a 6 anos. “Como muitas pessoas não conhecem nosso trabalho, falarei sobre esse organismo de ação social da CNBB, contando uma breve história e falando das ações que desenvolvemos, como as visitas domiciliares e, como foco maior, as ações em prol do aleitamento materno”, adiantou.

Júlia explicou que o principal foco da atuação da Pastoral da Criança é a saúde e bem-estar dos pequenos, o que acaba se alinhando com a atuação do CALMA. “As líderes visitam as famílias no entorno de suas casas, e identificam crianças com necessidades de acompanhamento. Temos também indicações de médicos às mães e a procura direta pelas famílias”, complementou.

Sobre o Comitê – Instituído em 1995 pela Secretara Municipal de Saúde, o CALMA tem por objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município. Com reuniões mensais, o comitê discute temas relevantes com os profissionais de saúde, organiza e desenvolve atividades nas Semanas Mundiais de Aleitamento Materno no município, promovendo cursos, pesquisas e ações junto à comunidade.

O grupo é formado por 23 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, sendo elas a Prefeitura de Londrina, por meio da SMS; os hospitais Evangélico de Londrina, do Coraçãozinho, Mater Dei, Infantil e Universitário de Londrina, por meio do Banco de Leite e Clínica de Especialidades Infantis (Bebê Clínica) da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Unimed Londrina; Associação Médica; Pastoral da Criança; 17ª Regional de Saúde; Grupo de apoio à amamentação de Londrina; Departamento de Enfermagem da UEL; Universidade Pitágoras; UNIFIL; Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR); Deleite; Unimaterna; Secretarias Municipais de Saúde de Ibiporã, Cambé e Rolândia; Hospital São Francisco de Cambé; profissionais liberais de saúde e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do CALMA, a enfermeira Lilian Poli, no 3372-9829.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos