Turismo de Londrina é debatido em conferência municipal
Evento será na quinta-feira, das 14h às 19h, com palestras e debates sobre políticas públicas do setor; ainda terá a eleição do Conselho Municipal de Turismo

Representantes de vários segmentos da sociedade civil, e do poder público, se reúnem nesta quinta-feira (11) para participar das atividades da 5ª Conferência Municipal de Turismo de Londrina. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e tem por objetivo debater as políticas públicas existentes na cidade, por meio de temáticas relacionadas ao turismo. Também serão analisadas novas propostas e ações que podem ser implantadas. A programação será das 14 às 19 horas, na sede do Sesc Londrina Cadeião, que fica na Rua Sergipe, 52, centro.
Qualquer pessoa pode se inscrever no evento, pela internet, até esta quarta-feira (10), no site do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL). As inscrições também podem ser feitas no dia da Conferência, até o término do horário previsto para o credenciamento, ou seja, das 14 às 14h30, no próprio local onde serão realizadas as atividades.
O cronograma da 5ª Conferência Municipal de Turismo abrangerá pré-conferências e reuniões. As deliberações acerca das diretrizes propostas no evento irão ocorrer com base na Política Nacional de Turismo para o Desenvolvimento do Turismo Local. Os assuntos serão colocados em debate em quatro eixos principais: Turismo e Cidades Inteligentes, Gastronomia, Turismo de Experiência, e Educação para o Turismo.
A expectativa da diretora de Turismo da CODEL e presidente da comissão organizadora da 5ª Conferência, Maitê Uhlmann, é que o evento conte com ampla participação, agregando o setor público e privado em prol de políticas voltadas ao desenvolvimento do turismo e economia de Londrina. “Temas importantes estarão em pauta. A ideia é consolidar as propostas apresentadas com o objetivo de dar continuidade e ampliar o trabalho que vem sendo feito para reforçar Londrina como cidade inteligente, que valoriza o turismo e toda sua cadeia produtiva envolvida. Trata-se de uma área de grande potencial e que está em evidência, por isso convidamos a sociedade para que participe e coloque suas propostas”, disse.
Entre as atividades, serão feitas palestras relacionadas aos quatro temas que norteiam as ações da Conferência. A consultora do SEBRAE, Leda Terabe, que coordena o projeto de Turismo na região, falará sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) do Paraná e consultor, Luciano Ferreira Bartolomeu, conduz palestra sobre A Gastronomia como parte da Economia Criativa.
Outra palestra será ministrada pela presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (ADETUR), Denise Araújo. Ela coloca em foco o tema Turismo de Experiência. Já a professora Eliane Aparecida Candoti, que atua no Apoio Pedagógico de História, da Secretaria Municipal de Educação (SME), abordará o tema Educação para o Turismo.
Eleição do Conselho – Também serão escolhidos na 5ª Conferência, por meio de eleição, os novos membros do COMTUR para o mandato do biênio de 2019-2021. Nesta atividade, o direito ao voto será concedido apenas aos participantes que se inscreverem no evento como delegados, conforme estabelece o edital. Haverá a escolha dos representantes da sociedade civil que farão parte do Conselho.
Integram o órgão 23 conselheiros e seus suplentes. Destes, são 16 eleitos como representantes da sociedade civil, e mais sete do poder público municipal, que são definidos por meio de indicação.
Podem participar da eleição do COMTUR instituições de ensino; instituições de ensino superior e pesquisa (universidades públicas e privadas); trabalhadores de entidades de classe, conselhos regionais com sede em Londrina e associações de profissionais; instituições de ordem financeira; organizações civis comunitárias; associações civis legalmente constituídas; agências de serviço de apoio ao pequeno e médio empresário; instituições de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Industrial (SENAC/SENAI); e associações destinadas ao desenvolvimento do Turismo.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Maitê Uhlmann, pelo 3379-2300