Guarda municipal recebe treinamento com armas
Como cumprimento da matriz curricular no processo de formação da Guarda Municipal, os aspirantes vão receber, amanhã, a partir das 13h30, treinamento e instrução sobre o manejo de armas letais e não-letais. As orientações serão feitas por policiais da companhia de choque do 5º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, serão feitas apresentações, simulações e treinamento.
“É importante que eles tenham toda a orientação, conhecimento e informação possível, para que exerçam com competência suas atividades na Guarda”, afirmou o secretário. A primeira turma da Guarda Municipal se forma em 1º de julho, e começa a atuar em Londrina já no dia 3. No total, os alunos têm que cumprir 550 horas de período básico, sendo que todos recebem as mesmas instruções e orientações, além das 150 horas de qualificação, totalizando 700 horas de curso.
Guarda Municipal
Aprovada no dia 27 de agosto de 2009, a Guarda Municipal deve atuar em articulação com as Polícias Militar e Civil, para possibilitar mais segurança aos londrinenses. A guarda será armada e todos os homens vão desempenhar suas funções devidamente uniformizados. De acordo com o projeto, os profissionais da guarda terão porte de arma, com prévia e competente autorização, conforme determina a legislação específica. A cada dois anos, todos deverão ser submetidos ao teste de capacidade psicológica.
(Londrina, 23 de junho de 2010)
Foto: Luiz Jacobs