Prefeito lança oficialmente o Curso de Brigada de Incêndio Escolar
Medida integra projeto para que todas as unidades escolares recebam certificação do Corpo de Bombeiros; aula prática inaugural será neste sábado (13)

Mais de 300 professores de 20 unidades escolares do Município integram a primeira turma do Curso de Brigada de Incêndio Escolar. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Londrina, em parceria com o Corpo de Bombeiros, e vai capacitar os profissionais para atuação em situações de urgência e emergência, através de aulas práticas e teóricas. O lançamento oficial do curso ocorreu nesta sexta-feira (12), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.
O prefeito destacou que o curso vai garantir que as 120 unidades, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, atendam à legislação para obter a certificação do Corpo de Bombeiros. “Essa questão é extremamente importante. Além de readequar fisicamente as escolas e creches e cumprir os critérios legais, disponibilizando extintores, sinalização, corrimões, entre outras adequações, vamos capacitar os professores. A meta é que, este ano, 60 escolas e creches se regularizem e, até o final desta administração, todas as unidades escolares estejam absolutamente em ordem, em prol do nosso bem maior, que são as nossas crianças, professores e funcionários”, enfatizou.
Marcelo citou várias medidas e obras que estão acontecendo na cidade, como a construção de novas escolas e creches, reformas dos postos de Saúde, a vinda de grandes empresa, licitações para realização de serviços que há anos a Prefeitura não realizava. “Londrina está vivendo um momento ímpar, excepcional. E isso que lançamos hoje só vem agregar a todas essas coisas boas que estão acontecendo na nossa cidade. Obrigações que não estavam sendo cumpridas, nós estamos fazendo. E tudo isso irá salvar vidas, dar aos nossos alunos a segurança que almejamos ter. A meta é audaciosa, mas temos que começar, dar o primeiro passo, e nós vamos atingi-la”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que está sendo oferecido o curso da Brigada Escolar para a equipe de 20 escolas que já receberam as adaptações físicas exigidas. “E iremos, como citou o prefeito, regularizar todas as 120 unidades até o final do próximo ano. O cronograma já começou, finalizando o curso essas primeiras escolas já vão receber o certificado, então temos trabalhado nisso e essa parceria foi muito importante para que isso pudesse acontecer”, afirmou.
O conteúdo teórico para os 320 alunos do Curso de Brigada Escolar está sendo aplicado por meio do Ensino a Distância (EAD), no site da Escola de Governo. Neste sábado (13), acontece a aula inaugural, com conteúdo prático, e será conduzida pela Defesa Civil. “Nessa primeira aula presencial vamos falar sobre extintores e primeiros socorros. São conteúdos extensos mas na plataforma EAD já constam várias orientações, e outras informações sobre evacuações. Então nesse encontro eles verão o que já foi apresentado na forma teórica”, contou o coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson do Carmo.
A aula inaugural será realizada das 8h30 às 12h30, no anfiteatro da Unifil. Para o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, a iniciativa do Município representa uma quebra de paradigmas, que deve ser levada a outras áreas do poder público. “Culturalmente, é muito difícil atuar de forma preventiva. Não é o procedimento mais comum, embora o Corpo de Bombeiros esteja sempre incentivando essa postura. Por isso apoiamos essa medida, e seremos parceiros da Prefeitura, nesse ato de capacitar os professores, adequar as escolas, e tornar cada professor um multiplicador, repassando as informações para os alunos. E tenho certeza de que vamos nos surpreender com a qualidade da segurança que vamos oferecer nas nossas escolas”, comentou.
De acordo com a diretora de Saúde e Condições de Trabalho do Sindserv, Giovana Neila Croshiati, a regularização de todas as unidades escolares é uma demanda que vem sendo apresentada pelo sindicado do servidores ao Município desde 1999. “E somente nesta administração vemos isso ser atendido. Esse envolvimento de tantos servidores, de diversas secretarias, tomou um viés coletivo, embutindo em cada um dos envolvidos o sentimento de responsabilidade pelos nossos espaços e nossas crianças. Estamos muito felizes em, finalmente, ver isso realizado, é algo muito necessário para nossa cidade, que volta a se tornar exemplo e desponta dentre outras cidades do Paraná. Além disso, revelou, dentro da estrutura da própria Prefeitura, que temos os elementos necessários para realizar, de forma completa, esse trabalho tão singular”, comemorou.
Findo o treinamento da primeira turma de Brigada Escolar, será agendado o Dia D, para treinamento prático de evacuação e rotas de fuga. A previsão é que a ação ocorra neste primeiro semestre, com envolvimento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e de todos os professores capacitados pelo curso. A diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liz Dayane Rodrigues, adiantou que o treinamento da Brigada Escolar será aplicado nas demais unidades do Município, com servidores de outras secretarias. “Todos serão orientados e capacitados, com o mesmo conteúdo que está sendo fornecido aos professores nesse primeiro momento”, afirmou.
Dentre as autoridades presentes no lançamento do curso, estavam também os secretários municipais de Defesa Social, tenente coronel Pedro Ramos, e de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, o subtenente Carvalho, do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, representante do Conselho Municipal de Educação, entre outros.