Cidadão
Sinal Verde segue com serviço intensificado neste mês
A campanha “Não dê esmolas, dê oportunidades” foi lançada no mês passado e tem o objetivo de combater à mendicância na cidade; trabalho é feito na cidade desde 2002
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Sinal Verde, continua com o trabalho solidário – e intensificado – neste mês na cidade. A campanha denominada “Não dê esmolas, dê oportunidades”, foi lançada no mês passado com o objetivo de mobilizar a sociedade junto às crianças, adolescentes e adultos que fazem das ruas o seu local de moradia e sobrevivência. “Sempre fazemos o lançamento em dezembro, para relembrar o londrinense que o Sinal Verde realiza um trabalho permanente com estas pessoas em situação de rua”, explicou a gerente de Média Complexidade da secretaria, Sandra Coelho.
Conforme ela, o balanço do primeiro mês de campanha foi muito positivo, devido à divulgação feita por meio de objetos que ainda não tinham sido utilizados. “Conseguimos mobilizar toda a sociedade, principalmente os comerciantes, através de cartazes, adesivos, folders e sacolas de lixo para carros”, contou. Sandra salientou que, por conta disso, o impacto da campanha foi muito importante junto ao entendimento que o londrinense deve fazer sobre o serviço realizado. “Conseguimos mostrar este atendimento de uma forma clara”, acrescentou.
A gerente afirmou que a campanha ocorre durante todo o ano na cidade, mas que este “lançamento” é realizado para aproveitar a época mais solidária do ano. “As pessoas tem o costume de doar mais no final do ano. Assim, intensificamos o trabalho e a orientação neste período para conseguirmos mobilizar o londrinense”, comentou. Ela disse que este trabalho prossegue intensivo, já que muitas crianças ainda estão de férias escolares. “Muitas delas começam a trabalhar durante este período de ociosidade. Intensificamos o trabalho para tentarmos inibir isso”, citou.
Segundo Sandra, o atendimento do Sinal Verde é realizado em Londrina desde 2002 e, a cada ano que passa, mais pessoas em situação de rua são beneficiadas. “Atendemos, mensalmente, cerca de 300 pessoas, dentre adultos, crianças e adolescentes. Em 2004, existiam cerca de 1,9 mil em situação de rua e, atualmente, este número caiu 81%, ou seja, para menos de 200 pessoas”, destacou. Ela lembrou, ainda, que todas elas, mesmo estando presentes nas vias da cidade, estão inseridas na rede de assistência criada pelo programa.
Para ajudar diretamente o Sinal Verde, como voluntário ou com informações sobre pessoas em situação de rua, o interessado pode ligar no telefone (43) 3378-0417 ou nos celulares (43) 9991-4568 ou (43) 9996-3497. O programa conta, ainda, com parceria com a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O trabalho realizado pelo programa é feito em parceria com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas e sociólogos, todos ligados à Secretaria de Assistência Social, para que as pessoas atendidas recuperem os seus vínculos familiares e, assim, não voltem para as ruas.
(Londrina, 12 de janeiro de 2009)