Município lança Campanha de Conscientização da Saúde Bucal
Objetivo é promover o incentivo à prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal, envolvendo órgãos públicos e sociedade civil organizada

Nesta terça-feira (23), às 9 horas, será realizada, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, a solenidade de lançamento da campanha Abril Branco, Mês da Conscientização da Saúde Bucal. Entre as autoridades presentes estarão o prefeito em exercício, João Mendonça, o vereador autor da lei, Jairo Tamura, e o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto.

A Lei nº 12.852, que institui o Abril Branco no Calendário de Comemorações Oficiais do Município, foi sancionada pelo prefeito no dia 17 de abril. Com isso, todos os anos, neste mês, serão realizadas palestras nas escolas sobre como proceder com a saúde bucal, bem como promovidas as campanhas informativas e ações educativas para o incentivo à prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal, envolvendo órgãos públicos e a sociedade civil organizada.
O prefeito Marcelo Belinati enfatizou a importância de promover ações relacionadas à saúde bucal, inclusive na prevenção de patologias e doenças graves. “É de fundamental importância que nós, enquanto poder público, possamos trabalhar junto com as instituições de classe e os dentistas no sentido de levar, até as pessoas, a conscientização da saúde bucal. Londrina está sendo precursora, mais uma vez, ao instituir esta lei, e eu não tenho dúvidas que isso se expandirá para todo Brasil e vai se tornar um calendário nacional em nosso país”, afirmou.
O vereador e autor da lei, Jairo Tamura, disse que Londrina é a primeira cidade do Brasil a instituir o Abril Branco e que a ideia é que a campanha possa se estender para outros estados e municípios, por meio da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas. “Esta campanha é muito importante, porque muitas doenças, inclusive que podem levar a óbito, se manifestam por meio da boca. A data foi escolhida devido à morte do dentista e ativista político Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em abril”, contou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com vereador autor da lei, Jairo Tamura, no 3374-1370.