Cidadão

Projeto Casa Dia oferece acompanhamento diário aos idosos

Iniciativa da Secretaria Municipal do Idoso busca garantir cuidado e atendimento em horário comercial, permitindo que o cuidador trabalhe ou estude

Londrina possui, aproximadamente, 65 mil pessoas com 60 anos ou mais, segundo o último censo do IBGE, divulgado em 2010. E, diante do aumento constante dessa população, a Prefeitura de Londrina está implementando políticas públicas que garantam a qualidade de vida e melhor assistência aos idosos. Uma delas é o projeto Casa Dia, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI).

O projeto Casa Dia é um serviço já existente na rede privada e que agora será oferecido pelo Município. Idosos com grau leve ou moderado de dependência serão atendidos em entidade conveniada, onde irão receber refeições e participar de atividades físicas e de lazer, aprender a produzir artesanatos, entre outras ações. O lançamento oficial do projeto será no dia 8 de maio, às 10h30, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Para a realização do projeto, a SMI publicou o edital de Chamamento Público 001/2018, e a instituição que atendeu todos os critérios foi a Cristma – Movimento Cristo Te Ama. Inicialmente, estão disponíveis vinte vagas de atendimento, para o período das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os idosos que participarem do projeto Casa Dia terão à disposição uma equipe técnica e multiprofissional, composta por fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeiro, psicólogo, cozinheiro e técnico de enfermagem.

As vagas são destinadas àqueles que forem aprovados por triagem feita pela SMI. Dentre os critérios, serão analisada a condição socioeconômica da família. “Nosso objetivo não é tirar a responsabilidade do cuidador, mas sim permitir que, enquanto ele trabalha, o idoso tenha um convívio social e receba os auxílios necessários, garantindo seu bem-estar e segurança”, explicou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon.

Outro benefício que a oferta do serviço Casa Dia deverá promover é um aumento no vínculo familiar, especialmente entre os cuidadores que são responsáveis pelo idoso. “Na rede pública esse é um serviço novo, então nesse primeiro momento vamos avaliar como será seu funcionamento. Sabemos que as famílias enfrentam dificuldades para cuidar dos idosos, especialmente por conta das obrigações com o trabalho, e ter a oportunidade de garantir esse acompanhamento através do Casa Dia tranquiliza os cuidadores e ajuda a reforçar os laços familiares. Por isso, a nossa previsão é que ao menos parte desses idosos não irão ocupar vagas nas instituições de Longa Permanência para Idosos (LPIs)”, detalhou a secretária.

Os interessados em participar do projeto passam por uma triagem, feita pela Gerência de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso. Para tanto, a equipe realiza entrevistas e avaliações psicossociais dos interessados ou idosos, encaminhados pelos serviços da rede socioassistencial ou por meio da busca espontânea. Quem desejar, pode agendar a avaliação na Central de Vagas da SMI, pelo telefone 3375-0223.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, 3375-0223.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos