Cidadão

Capacitações oferecidas no Abril Verde tiveram mais de mil participantes

Ação educativa teve como objetivo conscientizar sobre a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho

Encerrou nesta segunda-feira (29) a programação especial da Campanha Abril Verde, realizada pela Prefeitura de Londrina. A iniciativa, que foi lançada oficialmente em 1º de abril e sancionada pela Lei nº 12.604, teve como objetivo conscientizar servidores e gestores municipais sobre a importância da atuação preventiva em prol da saúde do trabalhador, evitando as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho.

No total, o Abril Verde ofertou 19 palestras e oficinas, conduzidas por profissionais externos e também servidores da Prefeitura. As capacitações tiveram 1.031 inscritos, e todos terão direito a certificado emitido pela Escola de Governo. Neste último dia de campanha, as palestras realizadas tiveram como tema, pela manhã, primeiros socorros e suporte de vida, com a enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU Londrina, Renata Morais Alves. À tarde, o bombeiro civil Edivaldo Andrade encerrou a programação, com curso sobre noções básicas de prevenção e combate a incêndio.

Segundo a diretora de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), Liz Dayane Rodrigues, o número de servidores que participaram das capacitações promovidas pela Campanha Abril Verde pode ser ainda maior, pois muitos assistiram as palestras e oficinas sem formalizarem sua inscrição. “Consideramos que essa primeira edição foi um sucesso. E isso se deu por conta da união e esforço de toda a equipe da DSO, que se mobilizou para realizar essa campanha sem gerar gastos ao Município. Agradecemos também a todos os palestrantes por terem aceitado nossos convites, e à administração municipal que viabilizou e oficializou a realização do Abril Verde”, comentou.

Liz citou que a sensibilização dos servidores e gestores municipais por meio da campanha já tem gerado resultados. “Estamos recebendo solicitações para capacitações específicas. A primeira já ocorreu, na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, e estamos planejando a próxima para a Saúde. Ambas com a mesma temática, que é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPIs. Temos a previsão de manter, ao longo do ano, essas e outras capacitações, e com certeza vamos repetir a campanha no próximo ano”, adiantou.

Para a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da SMRH, Luciana Aparecida Bordignon, a campanha surtiu o efeito desejado. “Foi algo muito gratificante. Ficamos muito felizes pela grande adesão dos participantes, tivemos mais de mil inscritos, por podermos passar todo esse conhecimento e multiplicar para todos os servidores, além de pessoas da comunidade em geral. Sabemos que os temas irão refletir não só no desempenho dos servidores mas também em sua vida particular e, em todos os ambientes que eles estiverem, vão levar esse conhecimento. Essa campanha foi pensada para as pessoas, não é só relativa ao trabalho”, explicou.

O motorista da Acesf, Renato Ferreira da Silva, é prova disso. Ele, que participou de várias capacitações, como direção defensiva, gerenciamento de conflitos, síndrome de Burnout, entre outras, tem a expectativa de aplicar todas essas informações dentro e fora do ambiente de trabalho. “Achei a campanha uma iniciativa muito válida e interessante. É algo de grande valia não só para o desenvolvimento profissional, mas também pessoal. Aprendi coisas que vou levar para o meu dia a dia, e pretendo repassar para os colegas e família”, afirmou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liz Dayane Rodrigues, no 3376-2551.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos