Cidadão

Pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana entrevista condomínios da zona sul e oeste

Levantamento domiciliar deve ser finalizado nos próximos dias, com informações sobre os trajetos de origens e destinos dos moradores

A pesquisa domiciliar sobre os trajetos percorridos pelos londrinenses, iniciada em fevereiro deste ano, entrou em sua etapa final. Para o levantamento, devem ser visitadas cinco mil residências, com o objetivo de obter dos moradores as informações sobre os percursos percorridos, meios de transporte utilizados, tempo gasto e outros detalhes. Todo o material será utilizado na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob Londrina), que já está em desenvolvimento.

Nesta reta final de pesquisa, os entrevistadores estão percorrendo bairros como a Gleba Palhano, na zona sul, e condomínios da região oeste. Todos os cinco mil imóveis selecionados para participar da pesquisa foram informados por correspondência encaminhada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). E, na página do instituto, consta a relação completa de pesquisadores, junto com telefone para contato, (43) 98860-7498.

Segundo a diretora de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL, Denise Ziober, a empresa responsável pela execução do PlanMob contratou mais 17 pesquisadores no trabalho de campo, para finalizar a pesquisa de origem e destino domiciliar (O/D). “Além do horário comercial, as entrevistas são feitas à noite e nos finais de semana também, pois os pesquisadores vão nos horários em que o morador está em casa”, citou.

Para a pesquisa O/D domiciliar, todos os moradores da residência com idade igual ou superior a 10 anos devem fornecer as informações, pessoalmente. “Caso seja necessário, o pesquisador poderá agendar com um dos residentes qual o melhor dia e horário para retornar e entrevistar os demais moradores”, afirmou Denise.

Os dados coletados nesta pesquisa irão se somar às demais já executadas para o PlanMob Londrina, como a pesquisa de trajeto, pontos de subida e descida, que foram feitas dentro dos ônibus que percorrem Londrina, consultando cerca de 1.500 pessoas. Também foram feitos levantamentos com ciclistas, e com veículos nos pontos de entrada/saída do município, para aferir o trânsito de passagem.

Para a imprensa: outras informações com a diretora de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL, Denise Ziober, pelo telefone 3372-8406.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos