Cidade

Conferência de Segurança reuniu mais de 200 pessoas

Encontro contou com a presença da sociedade civil e entidades, e elegeu Braes Alves Dias como representante local na Conferência Nacional de Segurança


A Prefeitura de Londrina, em parceria com os Conselhos de Segurança (Consegs) e órgãos públicos do município, realizou, na sexta-feira e no sábado (dias 3 e 4), a I Conferência Municipal de Segurança Pública. O evento foi efetuado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e contou com a presença de mais de 200 pessoas, dentre representantes da sociedade civil, membros de Organizações Não-Governamentais (ongs) e autoridades públicas municipais.
De acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Londrina, Pedro Marcondes, o encontro foi um sucesso, pois conseguiu discutir todos os eixos temáticos propostos para a conferência. “A cidade refletiu a questão da segurança pública e, o mais importante, com a participação democrática de toda a população interessada e presente na conferência. O assunto precisa ser discutido, já que interessa à maioria das pessoas”, destacou.
Dos sete eixos que foram discutidos na conferência, conforme Marcondes, dois deles chamaram mais a atenção. “Os participantes foram divididos em grupos, que realizaram a análise e a criação de propostas e diretrizes para cada tema. Destes, a democratização da segurança e a prevenção social do crime e construção de políticas para a paz chamaram mais a atenção dos participantes”, destacou o coordenador.
Ele disse, ainda, que a I Conferência Municipal de Segurança Pública também teve o objetivo de eleger o representante de Londrina para a conferência nacional que será realizada em Brasília (DF), em agosto deste ano. “É a primeira vez que o Brasil discute a temática de segurança de forma integrada. Por isso, é muito importante que o município tenha elegido este representante, para que ele possa levar as propostas do evento local para a grande mobilização nacional, que irá envolver mais de 2 mil pessoas representando inúmeras cidades do país”, enfatizou.
Pedro Marcondes explicou que todos os participantes da conferência municipal votaram na eleição, que contou com 11 candidatos. “Destes, foram escolhidos o assessor da Câmara Municipal de Londrina e ex-policial militar, Braes Dias Alves, e o diretor de Trânsito da CMTU [Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização], major Sérgio Dalbem”, listou. Segundo o coordenador, cada um deles recebeu 26 votos e o critério de desempate ficou por conta da experiência e a idade de Braes Dias.
Segundo o assessor, que integra o trabalho feito pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, todas as propostas discutidas na conferência serão apresentadas no evento nacional, com o propósito de garantir melhorias para as políticas públicas – relacionadas ao tema – feitas em Londrina. “Foram dois dias de discussão e várias diretrizes aprovadas. Vamos fazer de tudo para apresentá-las no grande evento nacional, beneficiando a discussão para a formação de um novo modelo de segurança pública no país, além do Sistema Único de Segurança, o Susp”, salientou Braes Dias.
Agora, as propostas discutidas na I Conferência Municipal de Segurança Pública serão apresentadas ao prefeito José Roque Neto, o “padre Roque”, e, a partir disso, o chefe do Executivo Municipal escolherá, para acompanhar o representante eleito na conferência, mais uma pessoa que será representante do poder público municipal.

Foto de Angelo Barreiros
(Londrina, 6 de abril de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos