Cidade
Agentes de trânsito da CMTU aprendem defesa pessoal
Há cerca de um mês grupo de 30 agentes participam gratuitamente das aulas na Londrina Branch; curso é aberto a todos os funcionários da companhia
Cerca de 30 agentes de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participam de um curso de defesa pessoal promovido pela Prefeitura de Londrina, por meio da companhia. O treinamento, que está sendo realizado há um mês, prepara o agente para reações que ponham em risco sua integridade física. O curso é ministrado gratuitamente aos funcionários da CMTU, na academia Londrina Branch, que fica na rua Santa Cecília, nº 357, na vila Fraternidade, região leste.
A técnica utilizada na academia é o Shorinji Kempo, que ensina os funcionários a escapar ou mobilizar a ação do agressor, além de prepará-los psicologicamente, com orientações sobre a tomada de atitudes diante de situações adversas. “O objetivo é promover a autoconfiança e a auto-estima, aprendendo também a se defender em situações de risco no exercício do trabalho”, afirmou o instrutor das aulas, professor Salvador Yukihide Kanehisa.
As aulas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Segundo Kanehisa, a técnica do Shorinji Kempo é a mesma utilizada pela Polícia Militar de Londrina e Cornélio Procópio, que também tiveram aulas de defesa pessoal com o próprio Kanehisa. “A carga horária mínima é 40 horas, mas o praticante pode continuar nas aulas para aprender cada vez mais”, comentou o professor. “Isso fortalece o corpo e a mente, elimina o stress e também promove amizade.”
O diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem, frisou que o treinamento garante maior segurança para os próprios agentes, que terão mais confiança para exercer a função. “Eles estão o tempo todo na rua fazendo abordagens e o infrator, muitas vezes, pode reagir violentamente, como já aconteceu. Por isso, é necessário que o agente tenha autoconfiança. Com o curso, eles estarão preparados para se defender, caso seja preciso”, explicou Dalbem.
(Londrina, 9 de abril de 2009)