Cidade
Cidade conquista 19 medalhas em torneio de badminton
Dezoito atletas londrinenses jogaram o Sul-Brasileiro da modalidade em Curitiba (PR), pela seleção paranaense; próxima competição será em Campinas (SP)
A equipe londrinense de badminton, que cedeu 18 atletas para a seleção paranaense disputar o Campeonato Sul-Brasileiro de Badminton, conquistou, na competição, 19 medalhas. A primeira etapa do torneio foi realizada em Curitiba (PR), nos últimas dias 5 e 6, e contou com a presença dos times dos três estados do sul do país: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Esperávamos conquistar 10 medalhas. O resultado foi muito positivo para a nossa equipe, já que faz menos de três anos que treinamos a modalidade, enquanto os atletas catarinenses e gaúchos praticam o badminton há mais de cinco anos”, ressaltou o técnico do grupo de Londrina, Adriano Fiori.
Dos 18 atletas participantes, conforme ele, dez são do sexo masculino e oito do feminino, com faixa-etária entre nove e 35 anos. “Conquistamos oito medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze, número bem mais expressivo do que era esperado. Isso mostra que os trabalhos, com a modalidade em Londrina e com os atletas competidores, estão em ótimo nível”, enfatizou. Fiori informou que mais de 80 pessoas praticam o badminton no município. “São resultados conseguidos em menos de três anos e, mesmo com o pouco tempo, participamos das competições e ganhamos medalhas, sempre com destaque”, completou.
Entretanto, o técnico lamentou que, mesmo com os resultados expressivos conquistados nas últimas competições, falta incentivo para o esporte na cidade. “Precisamos de mais patrocínio, para mandarmos os nossos atletas para competições nacionais”, completou. A próxima competição, segundo Adriano Fiori, será disputada em Campinas (SP) e não há probabilidade que o grupo londrinense participe. “Dois atletas foram convocados, para participar da seletiva do Pan-Americano Júnior, que será realizada na cidade paulista entre os dias 1º e 3 do próximo mês. Porém, não temos condições de arcar com as despesas e, por isso, precisamos de apoio”, explicou.
O projeto de badminton, coordenado por Fiori, recebe patrocínio de R$ 3,3 mil da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes do município (FEL). Além disso, a Companhia de Habitação (Cohab) da cidade cede um espaço no Centro Cultural e Esportivo do conjunto Maria Cecília, na região norte, para treinamento. “Somos muito gratos pelo recurso municipal, mas precisamos de mais incentivo”, observou. Entidades ou empresas interessadas em patrocinar a equipe podem entrar em contato, com Adriano Fiori, pelo telefone (43) 3348-0737 ou pelo celular (43) 8413-5557.
(Londrina, 9 de abril de 2009)