Cidadão

Atividades para profissionais de enfermagem marcam o mês de maio em Londrina

Agenda da 4ª Semana Integrada de Enfermagem de Londrina está disponível no site http://bit.ly/2vTvy0I; Município é um dos organizadores do evento

A Prefeitura de Londrina sedia, no dia 24 de maio, atividade da 4ª Semana Integrada de Enfermagem de Londrina. Com ações programadas para o decorrer do mês de maio, em diversos espaços da cidade, a 4ª Semana Integrada é voltada a estudantes e profissionais de enfermagem, e a Secretaria Municipal de Saúde participa da organização do evento. As vagas para a palestra do dia 24 de maio já esgotaram para o público externo, porém ainda há vagas para os servidores municipais, com abertura das inscrições nesta segunda-feira (13).

A palestra no auditório da Prefeitura será conduzida pela psicóloga Sueli Édi Rufini, doutora em Educação com ênfase em Psicologia Educacional. O tema abordado será “Utilização de recursos pessoais internos no enfrentamento dos desafios da Enfermagem”. As vagas são limitadas, e as inscrições dos servidores devem ser feitas com antecedência pelo site da Escola de Governo, no Portal da Prefeitura de Londrina, www.londrina.pr.gov.br .

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 1.161 profissionais de enfermagem, entre técnicos, auxiliares e enfermeiros. Segundo a enfermeira da Coordenação de Educação Permanente Continuada em Saúde, Sueli Inocente, a atuação destes profissionais é muito ampla, tanto nos serviços públicos como privados. “O campo da enfermagem é muito grande, por ser uma área que atua tecnicamente e gerencialmente. Somente aqui na Saúde, por exemplo, temos várias diretorias ocupadas por enfermeiras. E, dado essa amplitude, queremos propiciar aos profissionais um momento de aprendizado, atualização, união, e até mesmo momentos de descontração e lazer”, explicou.

Sobre a palestra com a doutora em Educação, Sueli explicou que o objetivo da atividade é ir além da questão técnica. “Queremos mostrar a importância desse profissional de enfermagem olhar para si mesmo e se conhecer, para estar apto a enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional”, comentou.

A enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Saúde, Renata Morais Alves, também faz parte da comissão organizadora da 4ª Semana Integrada de Enfermagem. Ela explicou que, nos anos anteriores, o evento ocorria em, no máximo, sete dias, com ações concentradas em um mesmo local. “Este ano optamos por realizar um mês inteiro de programação itinerante. Além disso, nesta quarta edição temos mais serviços particulares participando, sejam hospitais ou clínicas menores, com uma abrangência maior. Quem sabe, no próximo ano, tenham ainda mais interessados em participar dessa rede itinerante de atividades educativas, cujo maior objetivo é, além de promover a educação, fomentar a integração e a motivação dos profissionais da enfermagem”, afirmou.

Finalizando a agenda da 4ª Semana Integrada de Enfermagem, no dia 25 de maio, sábado, acontece a “Caminhada da Enfermagem: cuidando de quem cuida”. A ação irá ocorrer no Lago Igapó, com início às 9 horas, e além dos profissionais de enfermagem, amigos e familiares são convidados a comparecer. Entidades parceiras vão oferecer atividades lúdicas para as crianças, além de aferição de pressão, alongamento individual, aquecimento e acompanhamento para a caminhada. A equipe do Samuzinho, voltada ao público infantil, deve participar com brincadeiras e contação de histórias.

De acordo com a enfermeira do NEU, todos os serviços de saúde contam com um grande número de profissionais da enfermagem, de diferentes níveis. “É uma classe essencial para o serviço, mas que nem sempre tem o reconhecimento devido. Por isso, esse movimento da caminhada, para promover a reflexão sobre a importância desse trabalho, que acolhe nossos pacientes em diversas instâncias. E a Semana de Enfermagem é também uma forma de fazer a aproximação com nossos parceiros, com quem temos contato diário, mas muito protocolar. É uma oportunidade de conhecermos o outro lado, como colegas de profissão, para somar forças e trocar conhecimento”, destacou.

A programação completa de atividades da 4ª Semana Integrada de Enfermagem de Londrina está disponível na página http://bit.ly/2vTvy0I. Além da Secretaria Municipal de Saúde, integram a organização a 17ª Regional de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Associação Brasileira de Enfermagem Nacional – Seção Paraná (ABEN-PR), Hospital Evangélico de Londrina, Hospital do Coração, Hospital Doutor Anisio Figueiredo  (Zona Norte), Hospital da Zona Sul, Centro de Apoio Geriátrico, Excellence Home Care, Faculdade Pitágoras, Hospital Universitário de Londrina, Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL), UNIFIL, UROLIT, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unimed Londrina e  Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Londrina e Região (NEPEL).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com as integrantes da comissão organizadora da 4ª Semana Integrada de Enfermagem, Sueli Inocente e Renata Morais Alves, no telefone 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos