Torneio Super Cérebro de Xadrez movimenta a Biblioteca Pública no sábado
Crianças, adolescentes e adultos participam das disputas na modalidade de xadrez rápido; as inscrições custam R$ 40,00 até a hora do evento

A Biblioteca Pública Municipal receberá neste sábado (11), a partir das 14 horas, as disputas do Torneio Super Cérebro de Xadrez. O evento será baseado na modalidade de xadrez rápido, na qual cada jogador atua com tempo reduzido, tendo um limite máximo de 15 minutos para fazer todas as jogadas da partida. O campeonato terá as categorias mirim (até 8 anos), infantil (9 e 10 anos), juvenil (11 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Os jogos reúnem mulheres e homens, sem segmentação por sexo. A Biblioteca Pública fica localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413.
A inscrição pode ser feita até o dia do evento e custa R$ 40,00. As informações sobre o torneio podem ser obtidas na página do Instituto Palhano de Xadrez, que é a realizadora do evento, e também pelo contato (43) 99120-4822. A Prefeitura de Londrina apoia a iniciativa por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Haverá premiação com entrega de troféus para os campeões de cada uma das categorias, medalhas para os segundos e terceiros colocados, além de medalhas simbólicas de participação nas categorias mirim e infantil, como incentivo às crianças.
De acordo com o organizador do torneio, Tiago de Almeida, os campeonatos de xadrez promovidos recentemente pela entidade vêm contando com boa participação, mesclando público de várias faixas etárias. Ele frisou que os eventos oportunizam não somente a prática esportiva, mas o usufruto de um espaço público cultural como a Biblioteca Pública. “É importante aproximar as pessoas de locais como a biblioteca, que faz parte da história e da cultura de Londrina, em especial a nova geração, que nos dias atuais não tem tanto o hábito de frequentar estes espaços”, disse.
Ainda segundo Almeida, o objetivo é criar uma cultura da prática do xadrez e ampliar a divulgação do esporte, que é um instrumento de grande valia para a saúde intelectual. “Jogar xadrez só traz benefícios e ajuda no desenvolvimento da parte cognitiva, pois estimula diferentes habilidades e trabalha áreas específicas do cérebro, agregando lucidez, reflexo e concentração”, ressaltou.
Quem tiver interesse em fazer aulas de xadrez no Instituto Palhano pode entrar em contato pelo telefone (43) 99120-4822 e obter mais informações. Crianças e adultos podem participar dos treinos, que ocorrem normalmente aos finais de semana, na Rua La Paz, 49, no Jardim Guanabara.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o organizador do torneio, Tiago de Almeida, pelo telefone 99120-4822.