Cidade

Estudantes de escola municipal visitam Planetário

28b0de695a8e8411adeefa749b15ec85
Cerca de 70 crianças visitarão o espaço astronômico, com o objetivo de aprimorar o conteúdo aprendido em sala; além do local, visita ocorrerá também no Museu de Arte


A Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro realiza amanhã (dia 14), uma atividade extra com as crianças da 3ª série do ensino fundamental. Os alunos vão visitar o Planetário e o Museu de Arte de Londrina, com o intuito de contextualizar os conteúdos ensinados em sala de aula. As crianças pagam apenas o valor do transporte como contribuição, porém, caso não tenham condições, o passeio é custeado pelo colégio através de recursos da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a diretora da escola, Eleucinéia Alício de Lima, a prefeitura sempre procura estimular estas interações fora da classe e, parte dos recursos enviados para a escola são destinados para estes fins. Ela ressaltou, também, a importância de atividades fora de sala no auxílio do processo de aprendizagem. “Já fizemos visita na Escola Prática de Trânsito e na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Conforme o conteúdo que for ensinado, vamos levar as crianças, também, ao Parque Arthur Thomas e Mata do Godoy, para que eles tenham o contato com o lado prático”, explicou.
Eleucinéia informou que cerca de 70 alunos serão levados ao passeio, mediante a autorização feita pelos pais, sob a supervisão de professoras regentes e auxiliares da série em questão. A atividade deve durar o período inteiro e vai contemplar as disciplinas de Ciências, Geografia, História e Artes. 
Planetário
O projeto do Planetário de Londrina é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com fins acadêmicos, educativos e culturais, o espaço atende escolas, idosos, grupos de escoteiros, dentre outros. Segundo a coordenadora pedagógica do Planetário, Deolinda Puzzo, todos os dias o local recebe crianças de escolas municipais, estaduais e particulares, que buscam complementar o conteúdo ensinado em sala de aula. “A escola interessada liga, agenda um horário e vem para cá. Eles assistem a seção e depois abrimos espaço para perguntas e esclarecimentos”, explicou.
O Planetário tem quatro vídeos de exibição, que são passados de acordo com a faixa etária dos visitantes: “O príncipe sem nome”, “O céu de Londrina”, “Tainakan” e “Voyager”. Os conteúdos são explicados por funcionários, que recebem ajuda de estagiários do curso de Física da UEL. “As crianças adoram visitar o Planetário. Elas são muito interessadas em astronomia e perguntam bastante. Elas vibram nas seções”, contou.
Os atendimentos são feitos com horários agendados e a sala de seções comporta 44 pessoas. O Planetário de Londrina fica na rua Benjamin Constant, nº 800, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone 3344-1145.
(Londrina, 13 de maio de 2009)
Foto: LUIZ JACOBS

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos