Mesa-redonda debate violência sofrida por crianças e adolescentes
Objetivo é colocar em foco os serviços de enfrentamento à violência e fortalecer a atuação rede socioassistencial de Londrina

Nesta quinta-feira (23), às 8h30, será realizada mais uma reunião ampliada do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na Igreja Nova Aliança, na Rua Cuiabá, 48, centro. O encontro terá uma atividade para apresentar e colocar em discussão a violência contra crianças e adolescentes na cidade. Para tratar do assunto, será feita uma mesa-redonda com a participação de Andrea Rocha, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Kathia Godoy, psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS 3).
Também participam da reunião, aberta à comunidade, conselheiros e servidores municipais, e estão convidados representantes do poder judiciário e de órgãos que atuam neste segmento.
Segundo a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, a mesa-redonda terá a apresentação de um panorama sobre a violência contra crianças e adolescentes no Brasil, trazendo para a realidade de Londrina. Dados e informações serão trabalhados para que sirvam de base para debates e levantamento de novas propostas voltadas a aprimorar os serviços de prevenção e combate dessas situações. “A mobilização da rede municipal de atendimento é importante para ampliar as possibilidades de atuação e efetivamente prevenir riscos de violência contra essas pessoas. A ideia é tratar este problema levando em conta todas as formas de violência, seja ela física, psicológica ou sexual”, comentou.
Além de compor o calendário de atuação do CMDCA, a ação integra a programação da campanha Faça Bonito, iniciativa nacional que, em Londrina, é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). As ações ocorrem durante o mês de maio junto a conselhos municipais e órgãos parceiros. O slogan de 2019 é “Proteja nossas crianças e adolescentes”.
Iniciativa – O propósito da campanha Faça Bonito é dar mais visibilidade aos serviços que a rede socioassistencial de Londrina realiza para atender e garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Com isso, é buscada a ampliação da divulgação dos canais de atendimento ao público, bem como a intensificação do enfrentamento das diferentes formas de violência que acometem o público infantojuvenil. A agenda local deste ano já contemplou oficinas de sensibilização, formação, ato público com passeata e apresentações culturais no centro da cidade, e também reuniões que abrangeram várias regiões da cidade, incluindo a área rural.
O atendimento da Prefeitura de Londrina a este público, no município, é feito por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ligados a um conjunto de entidades locais, os atendimentos são direcionados a crianças e adolescentes em situação de desproteção social, por razões de ausência de renda familiar e acesso aos direitos sociais, e por violações de direitos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rejane Romagnoli Tavares Aragão, pelo telefone 3378-0028.