Saúde realiza exposição de endemias no Detran
Atividade faz parte do Maio Amarelo, mês que objetiva chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito

A Secretaria Municipal de Saúde irá promover uma exposição de diversas endemias, nesta quarta-feira (22), das 10 às 15 horas, em uma ação no Detran referente ao Maio Amarelo, mês que objetiva chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Estarão presentes cerca de 60 crianças, de 7 e 8 anos, de um colégio particular da cidade. Os agentes de Endemias montarão uma exposição sobre o Aedes aegypti, com o larvário, que demonstra o ciclo do Aedes, e a maquete do quintal certo e o errado, no que diz respeito à prevenção da proliferação do mosquito. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Serão levados ainda materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros, e a comunidade vai receber panfletos e cartazes informativos. Também será exposto o mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião.
Além dos agentes de endemias, o evento contará com representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras forças de segurança. Escolas interessadas em agendar palestras sobre o Maio Amarelo no Detran, podem entrar em contato no 3374-4105.
Empresas, unidades escolares e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893 ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Endemias da Saúde, pelo telefone 3372-9427.