Cidadão
Vila Brasil realiza oficina de Capoeira Angola
A “8ª Oficina de Capoeira Angola de Londrina” será ministrada por Aranha, discípulo de João Pequeno de Pastinha, maior mestre de Capoeira Angola na atualidade; inscrições custam R$ 25
Associação de Capoeira de Angola Forte Santo Antônio em parceria com a Vila Cultural Brasil promove a partir desta sexta-feira, dia 22, até domingo, dia 24, a primeira etapa da “8ª Oficina de Capoeira Angola de Londrina”. As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas até o último dia de oficina, na sede da Vila Brasil ou no local em que estiverem ocorrendo as atividades. A oficina é direcionada para capoeiristas que já possuem experiência. Ao final das atividades os participantes receberão um certificado.
De acordo com o coordenador da Vila Cultural Brasil, Marcelo Riceli Pinhatari, o projeto, ligado ao Centro Esportivo de Capoeira de Angola (CECA) de Salvador – BA, é desenvolvido pela Vila há oito anos. Ele afirmou que objetivo da oficina é reforçar o referencial da capoeira na cidade, enaltecendo o patrimônio histórico e cultural. “É algo que fortalece a identidade do povo. A Capoeira Angola é uma dança que faz parte da história do Brasil”, destacou.
Pinhatari explicou que a capoeira de Angola é uma capoeira diferente da regional, pois ela é uma dança mais ligada as origens, trazidas pelos escravos africanos. “A história dela é muito rica. Além disso, ela é jogada de forma mais lenta e rasteira”, comparou. O coordenador ainda salientou a presença do contramestre do CECA, Isac Damaisceno Puridade, conhecido como Aranha, que vai ministrar as aulas da oficina. Segundo ele, Aranha é discípulo do mestre João Pequeno de Pastinha, considerado o maior mestre de Capoeira Angola vivo e ainda jogando.
O contramestre Aranha falou sobre a importância do encontro e enalteceu a cultura londrinense. “A oficina é fundamental para trazer um pouco da capoeira autêntica e de raiz para os que praticam aqui na cidade. E o legal é que Londrina é uma região muito rica do ponto de vista cultural. O município sempre abre essas oportunidades em diversas áreas da cultura”, opinou.
A Vila Cultural Brasil fica localizada na rua Uruguai, n° 1656, e é patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Programação da Oficina
22 de maio
20h – Roda de Abertura (Vila Cultural Brasil)
23 de maio
9h – Oficina de Movimentos (Vila Cultural Brasil)
12h – Roda no Calçadão (em frente ao Banco do Brasil)
16h – Oficina de Tambor de Crioula (Pousada da Mata)
24 de maio
10h – Roda (Vila Cultural Brasil)
12h – Almoço (Vila Cultural Brasil)
16h – Bumba meu Boi (Vila Cultural Brasil)
(Londrina, 20 de maio de 2009)