Cidadão
Vila Cultural faz teatros para estimular reflexão
O Teatro Zaqueu de Melo será palco do espetáculo “2 Experimentos Cênicos de Intervenção Popular” neste final de semana
Os grupos teatrais Encenação e Oficina de Teatro do Oprimido (OTO) realizam, neste sábado e domingo (dias 30 e 31), às 20h, a apresentação de “Ombro, Armas / Valor de Troca: 2 Experimentos Cênicos de Intervenção Popular”, no Teatro Zaqueu de Melo, localizado na Av. Rio de Janeiro, 413. As obras visam promover o divertimento e o pensamento crítico sobre a condição do homem no mundo. Os ingressos custam R$6, R$ 3 a meia-entrada e é aberto ao público.
Ligadas à Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido (CTO), as equipes desenvolvem conjuntamente uma pesquisa sobre estética social, que abarca as possíveis relações entre o teatro épico, de Bertold Brecht, e as técnicas do Teatro-Jornal, de Augusto Boal. O trabalho vai mais longe e explora o universo teórico-filosófico de ambos os autores.
“O objetivo do evento é compartilhar as nossas pesquisas e experiências em torno das artes cênicas, para que seja possível o diálogo entre quem produz e o público”, ressaltou o diretor Roberto Sales. Segundo ele, o teatro em questão é um experimento que ainda vai se transformar em espetáculo, através de um processo contínuo de preparação e estudos.
O diretor avalia, também, a importância de produções como estas para a democratização do acesso à cultura. “Fazemos trabalhos em comunidades e agora trouxemos isso para o centro, para abrir espaço ao interesse das pessoas. Nós formamos um público. Eles são críticos, valorizam esses projetos e nos esperam”, ressaltou Sales.
A CTO tem, ainda, outras perspectivas para momentos próximos. De julho a dezembro, a Casa realiza o Circuito do Teatro do Oprimido. Serão 40 apresentações que visam, num segundo período, fomentar o surgimento e integração de novos grupos teatrais.
Sobre as peças
“Ombro, Armas” é baseado em trechos de textos referentes à II Guerra Mundial. Propõe reflexões sobre o homem em condições de guerra, o terror proveniente delas, sobre a desumanidade e acerca da relação entre fracasso de nações pobres e o fortalecimento dos grandes impérios.
“Valor de Troca” tem por base a notícia tirada das páginas de destaque do jornal francês, “Le Monde”, na qual um recém-desempregado se dá conta da situação em que se encontra, entra em desespero e se suicida. Busca estimular o pensamento acerca da crise mundial e seu vínculo com o desemprego no Brasil.
“Ombro, Armas / Valor de Troca: 2 Experimentos Cênicos de Intervenção Popular” é mais uma realização da Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido, que recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio de patrocínios do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PROMIC).
(Londrina, 29 de maio de 2009)




