SEMA dá início à Semana do Meio Ambiente
Programação conta com diversas atividades, incluindo o plantio de flores e árvores

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) deu início, nesta sexta-feira(31), às atividades da Semana do Meio Ambiente. Alunos das escolas municipais Carlos da Costa Branco e Maestro Andrea Nuzzi participaram de um evento no Centro de Educação Ambiental do Parque Arthur Thomas, nos períodos da manhã e tarde. Várias ações estão programadas em diferentes regiões da cidade com o objetivo de sensibilizar toda a população sobre a importância do meio ambiente nas atividades sociais, econômicas e na qualidade de vida. As atividades acontecem até o dia 8 de junho.
Na manhã deste sábado (1) haverá um mutirão de limpeza, organizado pelos alunos da Empresa Júnior do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Bioma, que farão a limpeza do lixo nas trilhas do Parque Arthur Thomas. Será das 9h às 11h, na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza. A SEMA colaborou com a ação fornecendo sacos de lixo e luvas para os voluntários.
Já no período da tarde será realizada, oficialmente, a abertura da Semana do Meio Ambiente, das 13h às 17h, com uma Feira Ambiental na Praça Nishinomiya, na Avenida Santos Dumont, em frente ao Aeroporto. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com a equipe de agentes de endemias, fazendo um trabalho de conscientização sobre a dengue. O Ônibus Ecoexpresso e a Biblioteca Móvel Ambiental também estarão desenvolvendo atividades no local, além de outros parceiros.

A programação continua na segunda-feira (3) com o Projeto Descobrindo o Parque, no qual serão realizadas trilhas no Parque Arthur Thomas com alunos da Escola Interativa, das 14h às 17h. No dia seguinte (4) a mesma atividade acontecerá no período da manhã, das 9h às 11h. As turmas são formadas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental 1 e participarão, ao todo, cerca de 60 alunos. “Temos esse projeto há muito tempo e ele consiste em visitas monitoradas por professores que ensinam aos alunos a importância das árvores, da água, dos impactos ambientais causados pela ação humana e a importância da preservação da natureza”, explicou a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Queila Spoladore.
Durante toda a semana serão realizadas atividades de plantio de flores e árvores em alguns locais da cidade. O responsável pelo Viveiro Municipal, José Aparecido Martins Sola, informou que alguns trabalhos já foram iniciados. “O terreno da rotatória da Rua Bélgica está sendo preparado para iniciarmos o plantio na segunda-feira. Também estaremos reformulando parte da rotatória da Avenida Inglaterra e da rotatória próxima à barragem do Lago Igapó”, contou. Ele disse ainda que serão plantadas, entre 3 e 4 mil, flores de diversas espécies, como vinca, cravina, boca de leão, dália, target, entre outras. Também haverá plantio de plantas perenes, como arbustos e palmeiras.
Além das flores, a Rua Bélgica também receberá novas mudas de árvores, assim como a Avenida Eurico Gaspar Dutra, no Bairro Cafezal. Na Avenida Saul Elkind será dado continuidade ao plantio de ipê amarelo e na Avenida Dez de Dezembro haverá reposição de árvores que foram retiradas. Dentre as espécies estão o ipê amarelo, alecrim-de-campinas, quaresmeira, camélia e jacarandá-mimoso. O trabalho de plantio será realizado por funcionários da SEMA em parceria com o Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon).
Para a imprensa: mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente podem ser obtidas com Queila Spoladore, da Gerência de Educação Ambiental, no telefone 3372-4769.
Texto: Jenifer Jaíne Lopes de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com