Cidadão
Ensaio traz informações da arquitetura brasileira
Exibição de 20 fotos de casas, de alguns locais do Brasil, poderá ser conferida na Biblioteca Pública de Londrina, a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de junho
“Casebres, Casas e Casarões” é o nome da exposição de autoria do fotógrafo e pesquisador Alex Soares de Almeida, que será realizada na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, de 8 a 20 de junho. O trabalho é direcionado para toda a comunidade londrinense que queria saber mais sobre a arquitetura de outras cidades brasileiras. A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h, no hall de entrada da Biblioteca, que fica na avenida Rio de janeiro, n° 413.
Almeida contou que serão expostas 20 fotos, em preto e branco, que retratam casas antigas (de 30 a 40 anos) do interior de São Paulo, do litoral do Paraná, e das extensões do Mato Grosso. “São registros, com um olhar mais poético, de casas construídas pelo homem. E como são habitações de outras partes do país, muitas vezes não é de conhecimento de todos”, destacou.
De acordo com a diretora da Biblioteca Pública de Londrina, Jane Marcucci, a exposição fotográfica de Alex Almeida permite que as pessoas possam comparar a arquitetura antiga de Londrina com a dos demais lugares. “Londrina está sendo privilegiada com essa exposição. É algo que sempre vem para adicionar conhecimento e cultura”, analisou.
A diretora também falou sobre o processo de visitação para escolas. “O trabalho pode ser visto por qualquer um. A gente só pede que os colégios, que queiram visitar a exposição, que entrem em contato conosco e agendem o horário. Tem que ter esse planejamento porque daí se aproveita a ocasião para que os alunos possam conhecer a Biblioteca toda”, finalizou.
(Londrina, 5 de junho de 2009)