Cidadão

Grafatório sedia abertura de exposição e lançamento de revista

Evento ainda terá show de estreia da banda Cianeto Tropical, além de leitura de poemas; a entrada é gratuita

No próximo sábado (8), a partir das 19 horas, a Vila Cultural Grafatório terá diferentes atrações, com entrada gratuita. Quem comparecer ao local poderá conhecer as obras do gravurista curitibano Lourenço Duarte, que tem longa estrada neste segmento e fará o lançamento da série Bares no evento em Londrina. A mostra reúne fotos produzidas por um celular comum que, após manipuladas, são gravadas em pedra para serem finalmente impressas. A Vila fica na Avenida Paul Harris, 1.575.

Litografia da série Bares de Lourenço Duarte

A série de litografias é um dos trabalhos mais recentes de Lourenço Duarte. Todas as gravuras que integram a mostra estarão sendo comercializadas a preços especiais no Grafatório.

Uma revista idealizada por um coletivo de jovens designers, recém-fundado, também terá sua primeira edição lançada no Grafatório. Trata-se do primeiro exemplar da revista Agridoce, da Gogóia Publicações, de Londrina. A editora independente é ligada ao Grupo de Estudos de Design & Cultura, do curso de Design Gráfico da UniFil. No material de estreia, a Agridoce traz uma improvisação gráfica livre, feita coletivamente, sobre um texto do músico e professor da UEL Fábio Furlanete. A revista tem tiragem de 200 exemplares e será vendida a R$ 15.

A noite vai contar ainda com a estreia da banda Cianeto Tropical, que faz uma mistura de surf music, psicodelia, tropicália e punk rock. O encerramento do evento contará com leitura de poemas e microfone aberto.

A Vila Cultural Grafatório conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Litografia da série Bares de Lourenço Duarte

Gravurista – Natural de Niterói, Duarte está em Curitiba desde 1975. Embora tenha relativamente poucas exposições no currículo, o gravurista é bastante reconhecido na cena artística da cidade, principalmente por sua atuação como impressor no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba, onde trabalha desde 1991. Veterano das lides gráficas, Lourenço domina com maestria técnicas diversas em gravura, principalmente a litografia (gravura em pedra).

Em sua formação constam cursos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, no Tamarind Institute (EUA), no Contaf (SP), e estudos com artistas como Claudio Alvares e Mazé Mendes. Além da experiência com a gravura, Duarte já trabalhou com escultores como Rubend Ultrabo, Marcelo Francalatti, Erica Kaminishi e Juan Parada.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa do Grafatório. Número de telefone disponível no N.Com.

Texto: Renan Oliveira com informações da assessoria de imprensa do Grafatório

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos