Cidade
Leitura em Londrina aumenta mais de 800%
Os dados são resultam dos seis anos de trabalho do projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação
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De acordo com o coordenador, o objetivo da proposta é formar novos leitores nas escolas de ensino fundamental, de forma contínua e com a mediação do professor. Ele destacou a importância do docente como sendo a ponte de ligação entre o estudante e o livro. “Para que seja formado o hábito de leitura, é necessária uma confluência de mecanismos. O professor deve mediar esse contato, é preciso uma biblioteca estruturada e organizada para realizar os empréstimos e é fundamental ampliar o acervo”, ressaltou.
O projeto propõe, ainda, o momento chamado Hora do Conto, realizado semanalmente. Durante o período, o professor conta histórias e conversa sobre ela com os alunos. Além disso, os participantes podem trocar livros e experiências de leitura com os colegas de classe. Segundo o coordenador, a criança se encontra com o mundo através da imaginação e da fantasia, e a leitura contribui para que haja esse contato. “É fundamental para o estudante ouvir os contos, isso ajuda a pessoa conhecer a si mesma. Esse processo auxilia no amadurecimento completo da criança e do adolescente, em todas as instâncias psicológica, emocional, mental e outras”, pontuou Rovilson.
Números anteriores
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Em 2005, os números do projeto Palavras Andantes não foram registrados, porque o coordenador estava em estágio na Espanha. Durante o período fora, Silva pesquisou e comparou os projetos de incentivo à leitura nas escolas municipais européias, para formar sua tese de doutorado.
Em 2006, os dados mostraram 640.829 mil empréstimos, o que significa a leitura de 20,6 livros por aluno. E por fim, em 2007, foram registrados mais de 630 mil livros retirados, ou seja, 19,8 publicações por aluno.
Premiação
O projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes, recebeu em 2006, o prêmio “Educação Ouro” referente aos dados obtidos em 2005. A premiação, promovida pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UMG), pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e pelo Ministério da Educação foi em Vitória (ES).
Outro reconhecimento veio com o Prêmio Viva Leitura, considerado o mais importante do país, no que se refere ao incentivo de leitura, recebido no ano passado, em São Paulo (SP). Segundo o coordenador, a partir desta premiação, o projeto Palavras Andantes vem servindo de referência para as escolas municipais em todo o Brasil.
(Londrina, 8 de junho de 2009)
Fotos: Luiz Jacobs