Cidade

Leitura em Londrina aumenta mais de 800%

Os dados são resultam dos seis anos de trabalho do  projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação


56eb5e7c70642691fdf23346a7ddb53d“Leitura ajuda a formar crianças e adolescentes”, quem afirma é o coordenador do projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes, Rovilson José da Silva, que registrou mais de 650 mil empréstimos de livros em 2008. O projeto é uma proposta de incentivo à leitura e atua na rede municipal de educação desde 2002, atendendo 30 mil crianças e adolescentes do ensino fundamental. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, no início, as bibliotecas das 80 escolas municipais, urbanas e rurais, envolvidas, realizaram 72.248 mil empréstimos de livros. As últimas referências, obtidas durante o ano de 2008, apontaram 650.032 livros emprestados, o que significa a leitura de 21,6 livros por aluno. Desde o primeiro ano de execução da ação até hoje, os índices aumentaram mais de 800%.
De acordo com o coordenador, o objetivo da proposta é formar novos leitores nas escolas de ensino fundamental, de forma contínua e com a mediação do professor. Ele destacou a importância do docente como sendo a ponte de ligação entre o estudante e o livro. “Para que seja formado o hábito de leitura, é necessária uma confluência de mecanismos. O professor deve mediar esse contato, é preciso uma biblioteca estruturada e organizada para realizar os empréstimos e é fundamental ampliar o acervo”, ressaltou.
O projeto propõe, ainda, o momento chamado Hora do Conto, realizado semanalmente. Durante o período, o professor conta histórias e conversa sobre ela com os alunos. Além disso, os participantes podem trocar livros e experiências de leitura com os colegas de classe. Segundo o coordenador, a criança se encontra com o mundo através da imaginação e da fantasia, e a leitura contribui para que haja esse contato. “É fundamental para o estudante ouvir os contos, isso ajuda a pessoa conhecer a si mesma. Esse processo auxilia no amadurecimento completo da criança e do adolescente, em todas as instâncias psicológica, emocional, mental e outras”, pontuou Rovilson.

Números anteriores
56eb5e7c70642691fdf23346a7ddb53dEm 2002, o projeto Palavras Andantes registrou 72.248 mil empréstimos de livros, o que significava a leitura de 2,4 livros por aluno durante o ano. Em 2003, os números passaram do dobro do ano anterior. Foram marcados 151.707 mil empréstimos, o que aponta que cada aluno emprestou cinco livros durante aquele período. Já em 2004, 285.329 mil livros foram retirados, indicando a leitura de 9,5 publicações por aluno.
Em 2005, os números do projeto Palavras Andantes não foram registrados, porque o coordenador estava em estágio na Espanha. Durante o período fora, Silva pesquisou e comparou os projetos de incentivo à leitura nas escolas municipais européias, para formar sua tese de doutorado.
Em 2006, os dados mostraram 640.829 mil empréstimos, o que significa a leitura de 20,6 livros por aluno. E por fim, em 2007, foram registrados mais de 630 mil livros retirados, ou seja, 19,8 publicações por aluno.

Premiação
O projeto Bibliotecas Escolares Palavras Andantes, recebeu em 2006, o prêmio “Educação Ouro” referente aos dados obtidos em 2005. A premiação, promovida pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UMG), pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e pelo Ministério da Educação foi em Vitória (ES).
Outro reconhecimento veio com o Prêmio Viva Leitura, considerado o mais importante do país, no que se refere ao incentivo de leitura, recebido no ano passado, em São Paulo (SP). Segundo o coordenador,  a partir desta premiação, o projeto Palavras Andantes vem servindo de referência para as escolas municipais em todo o Brasil.
(Londrina, 8 de junho de 2009)
Fotos: Luiz Jacobs

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