Cidadão

Festas Juninas animam escolas e CMEIs de Londrina

A partir deste final de semana, crianças e adultos poderão se divertir em festas que serão realizadas nas unidades escolares

A partir desta sexta-feira (7), as unidades escolares da rede municipal começam a realização das festas juninas, típicas dessa época do ano. A primeira delas acontecerá, às 19 horas,, na Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, que fica na Rua João Panchoni, 40, no Jardim Beleville.

Haverá brincadeiras, como pescaria, estoura balão, caixa surpresa e cama elástica, e comidas típicas, como quentão, pipoca, milho verde e bolo. Além disso, os professores de educação física ensaiaram as crianças para apresentações de dança de todos os anos, desde o 1º ao 5º, onde cada turma apresentará uma dança diferente. O primeiro ano mostrará a coreografia para a música Fogo na Botina. Já o segundo dançará a Entra na Roda; o terceiro ano, Massa de Mandioca; o quarto ano, a música “Isso aqui tá bom demais”; e o quinto ano animará o público com a tradicional quadrilha.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Simone Adati, desde quando foi inaugurada, a unidade escolar vem desenvolvendo a festa junina anualmente. A intenção é que ela seja um momento de culminância de todos os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula e que una a família e a comunidade. “A festa junina é uma confraternização e um momento cultural de culminância dos trabalhos que foram desenvolvidos pelas professoras durante as últimas semanas”, contou.

Nas semanas que antecedem a festa, os alunos aprenderam mais sobre a cultura do campo, a alimentação típica, as vestimentas tradicionais, os costumes e outras peculiaridades que são representadas nessa época do ano. Ao todo, estão matriculados 235 alunos, do 1º ao 5º, que estudam em período integral.

Nina Gardemann- Além dessa unidade escolar, a Escola Municipal Nina Gardemann (Rua Dragem Feld, 73, no Jardim Tokio) também realizará sua festa junina na sexta-feira (7), das 18h30 às 21h30, na quadra esportiva e no pátio, onde serão expostos os trabalhos elaborados pelos alunos do P5 ao 5º ano.

Haverá comidas típicas, como pipoca, pastel, cachorro quente, canjica, suco de gengibre para substituir o quentão, batata frita e bolos. As crianças também farão apresentações de dança, com quadrilha e músicas caipiras. Para animar ainda mais a festa, diversas brincadeiras, como cama elástica, pescaria, saco surpresa, boca de palhaço e cadeia, estão sendo organizadas para a criançada. Ao todo, 242 alunos do P5 ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão participar do evento. Além delas, os pais, responsáveis e a comunidade em geral foi convidada via redes sociais, cartazes e recados nos cadernos.

O dinheiro arrecadado com as vendas dos alimentos será revertido para a Associação de Pais e Mestres (APM). Com ele, os pais pretendem construir um parquinho infantil, com casinha para as crianças, escorregador, ponte e gangorra. “No ano passado, fizemos a festa junina na sexta-feira, à noite, e vimos que deu certo, porque muitos pais saem do trabalho e vêm direto assistir as apresentações das crianças. Por isso, esse ano decidimos fazer no mesmo formato. Esperamos que os pais gostem”, afirmou a diretora, Tania Maria Terra Machado.

Festa Junina no sábado – Já no sábado (8), a partir das 14 horas, os alunos do P1 ao P4 do Centro Municipal de Educação Infantil Yolanda Salgado Vieira Lima preparam uma tarde cheia de diversão. A festa será na sede do CMEI, que fica na Rua Maria Aburacub Auton, 33.

As crianças farão apresentações de dança e terá comidas típicas, como pipoca, cachorro quente, canjica e bolos. O dinheiro arrecadado com as vendas das comidas será destinado à Associação de Pais e Funcionários (APF), que pretende comprar um novo balanço para o parquinho infantil. Os familiares e a comunidade também poderão levar as crianças para se divertirem na pescaria e no jogo de argolas. A festa acontece anualmente no CMEI, que tem 124 alunos matriculados.

Além desse CMEI, diversos outros farão apresentações no sábado (8), entre elas estão: Abdias do Nascimento, Clemilde de Martini; Durvalina Pereira (a partir das 9h com comidas típicas e apresentações culturais); Malvina Poppi; Marisa Arruda; Marizia Carli; Nissia Rocha (festa junina e Dia de Quem me Acolhe) e Rosangela Romano;  Valéria Veronesi (festa do Campo).

O mesmo acontecerá nas escolas municipais, como a Ignez Corso Andreazza; José Hosken; Maria Tereza Amancio; Sônia Parreira Debei; Suely Ideriha; Tereza Canhadas e Jadir Dutra.

Outras festas – Além dessas unidades escolares, outras também realizarão festas juninas para os alunos, no decorrer deste mês e do próximo. O CMEI Marli Marques, por exemplo, fará uma festa julina, no Distrito de Guaravera, no dia 6 de julho.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas diretamente com as diretoras das escolas e CMEIs: E.M. Hélvio Esteves, diretora Simone dos Santos Aguiar Adati, pelo 3375-0231; na E.M. Nina Gardemann, com a diretora Tania Maria Terra Machado, pelo 3375-0153, e no CMEI Yolanda Salgado Vieira Lima, com a diretora Elvira Andrade de Oliveira, pelo 3375-0194.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos