Cidadão

Pacientes e familiares participam de festa junina no CAPS Conviver

Atividade, que ocorreu nesta quarta-feira (6), teve barracas de comidas típicas, brincadeiras, música e dança caipira

Cerca de oitenta pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Conviver, e seus familiares, participaram nesta quarta-feira (5) de uma atividade especial. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma festa junina na unidade, com direito a dança de quadrilha, casamento, barracas de brincadeiras e comidas típicas.

As festas juninas já são uma tradição do CAPS Conviver, já que são realizadas anualmente. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, compareceu no evento e parabenizou a equipe que organizou a ação. “Foi uma alegria muito grande poder participar dessa festa junina, que faz parte do tratamento e acompanhamento dessas pessoas. É algo que promove a integração, o convívio social, e traz resultados importantes para a melhora do quadro clínico desses pacientes”, destacou.

A diretora de Serviços Complementares de Saúde do Município, Cláudia Denise Garcia, explicou que as festas juninas agregam todos os usuários do CAPS Conviver, estimulando a boa convivência não só entre os pacientes, mas também com a equipe da unidade. “A festa é toda tradicional, com comidas típicas, dança da quadrilha, barracas de brincadeiras, como a pescaria. O prédio fica todo decorado, e é uma atividade que contribui para a socialização dos pacientes, e acaba favorecendo o bem-estar emocional deles”, reforçou.

A organização do evento é conduzida pelos profissionais do CAPS Conviver, porém os pacientes ali atendidos também participam da produção. De acordo com a terapeuta ocupacional da unidade, Maristela Handchucka, a festa começa nas oficinas, onde os usuários aprendem sobre a história das festas juninas, pela questão cultural. “Também envolve os preparativos, cada um executa uma parte da decoração, então são vários dias de preparativos. Depois de aproveitarem as comidas típicas e brincadeiras, todos se unem para organização e limpeza do espaço. É um trabalho com envolvimento dos nossos pacientes, e que funciona como aprendizado para eles, de conceitos que podem ser aplicados na sua vida particular”, contou.

Maristela complementou que a alegria em ver o resultado da festa, com vários participantes e muita diversão, impacta positivamente no tratamento dos pacientes do CAPS. “É algo que realmente contribui para reabilitação deles. Mesmo com suas limitações, eles redescobrem o próprio potencial, se motivam a executar atividades diárias, de rotina, além de ser um incentivo para a continuidade do tratamento. Não visamos a perfeição para o que passamos para cada um fazer, e sim a execução, dentro do que eles conseguem atingir”, finalizou.

O próximo CAPS a promover uma festa junina será o Infantil (CPAS-i), no dia 26 de junho. E no mês de julho, a festa será no CAPS-AD, como parte das comemorações pelo aniversário da unidade. 

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos