Cidadão

Equipes do NASF iniciam avaliações individuais para o Londrina In Forma

Programa da Secretaria Municipal de Saúde incentiva a mudança de hábitos em prol da saúde física e mental; ainda há vagas disponíveis

O Programa Londrina In Forma, lançado no mês de maio pela Prefeitura de Londrina, já deu início aos atendimentos da comunidade interessada em participar. A iniciativa, que busca promover hábitos saudáveis na população, está sendo desenvolvida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana, pelos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ainda há vagas para o Londrina In Forma, em várias UBSs. “Trata-se de uma grande iniciativa da administração municipal, do prefeito Marcelo Belinati, uma vez que o objetivo principal do programa é promover saúde. Convidamos a população a aderir e se inscreverem. É um programa completo, que vai desde a avaliação multiprofissional até o acompanhamento por profissionais, que busca oferecer para a população um estilo mais saudável, com novos hábitos para que tenham uma vida melhor”, destacou.

Os moradores que já se cadastraram estão sendo convocados para as avaliações personalizadas. A equipe do NASF 4 iniciou as entrevistas, com pacientes das UBSs do Jardim Piza, Eldorado, San Izidro e PIND. Segundo o educador físico Adair dos Santos, do NASF 4, um dos fatores que mais motivou a procura pelos usuários foi a questão do sobrepeso. “Essa é a queixa da maioria, por ser o que mais incomoda esses usuários. E já recebemos agradecimentos pela iniciativa, um dos pacientes comentou que está muito feliz por participar desse projeto”, afirmou.

A avaliação dos participantes do Londrina In Forma é feita pelos educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeuta, e abrange antropometria, hábitos alimentares, quais medicamentos utiliza, resultado de exames laboratoriais, se pratica atividades físicas ou não, entre outras informações. “Na segunda quinzena do mês esses pacientes começam a se reunir nos grupos, que serão conduzidos por dois profissionais”, explicou Santos.

Nos encontros, o conteúdo do Londrina In Forma será repassado de forma teórica e prática. “Vamos apresentar exercícios aeróbicos e de fortalecimento, orientar sobre o consumo de água, reduzir o óleo no preparo dos alimentos, ensinar algumas receitas fáceis e nutritivas, e fazer o registro do comportamento alimentar. E os grupos vão receber, em todos os encontros, tarefas a serem cumpridas nos outros dias da semana, principalmente das áreas de nutrição, educação física, e da psicologia”, adiantou o educador físico.

Como funciona – O Londrina In Forma é um programa da Secretaria Municipal de Saúde, voltado à população com idade igual ou superior a 15 anos. Seu objetivo principal é prevenir e oferecer tratamento às doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, entre outras. Nesta primeira edição do Londrina In Forma, a estimativa é que participem cerca de mil pessoas.

Disponível em todas as UBSs localizadas na área urbana da cidade, o programa prevê oito encontros semanais, onde os participantes vão receber orientações para cuidados com a saúde física e mental, e atividades para serem realizadas em casa. Para aderir à iniciativa, é preciso ter condições físicas para a realização dos exercícios, e disponibilidade de horários para os encontros.

Os grupos, que serão compostos por no máximo 30 pessoas, encerram após os dois primeiros meses, mas o programa continua, com avaliações de manutenção dos usuários. Quem tiver interesse, deve comparecer na UBS mais próxima e informar os dados pessoais e de contato, para que os profissionais do NASF agendem a avaliação do paciente.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos