Destaques

Operação Noite Fria ampara população em situação de rua

Com vagas para pernoite e acolhimento nos serviços socioassistenciais, iniciativa promove a saída gradativa das situações de risco

Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Assistência Social, realiza a Operação Noite Fria, voltada ao acolhimento da população em situação de rua. Neste período, equipes do Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) percorrem diariamente pontos da cidade, ou recebem pedidos da própria comunidade, para abordagem de homens e mulheres que ainda estejam nas ruas.

Este ano, a Operação Noite Fria foi antecipada, com início no dia 6 de maio. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, destacou que as equipes programam a verificação de 72 pontos de concentração, distribuídos em várias regiões da cidade. “Até o momento, as vagas disponibilizadas para pernoite estão sendo ocupadas em sua totalidade. E elas são ampliadas gradativamente, conforme as temperaturas fiquem mais baixas, até chegarem a 60 para homens, e quatro para mulheres. Começamos a Operação com 30 vagas, subimos para 50, hoje são oferecidas 56 e, na próxima semana devemos atingir as 64 vagas”, detalhou.

Horários – O Serviço de Abordagem Social é realizado pela SMAS o ano inteiro. Porém, no período da Operação Noite Fria, seu horário de atendimento é ampliado, e ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã até uma hora da madrugada. Aos sábados, o serviço atua das 9 às 23 horas, e nos domingos e feriados, das 9 às 15 horas, com retorno das 20 às 23 horas.

As equipes da Operação Noite Fria podem ser acionadas pelo telefone (43) 99991-4568, e o número aceita ligações a cobrar. O serviço também pode ser solicitado pessoalmente, no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP), localizado na Rua Dib Libos, 25. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e o telefone para contato é 3378-0417.

Atendimentos – O pernoite é um serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Adultas, disponibilizado por meio da Instituição Ministério de Missões e Adoração (MMA). Segundo a coordenadora da entidade, Angélica de Oliveira Netto, a recepção aos usuários começa no final da tarde, com entrega de kit contendo produtos de higiene pessoal. “Após o banho, servimos o jantar, e eles podem se recolher para descansar ou aproveitar nosso espaço de socialização. No dia seguinte, o café da manhã começa a ser servido às 6h30, e na sequência retomamos os encaminhamentos ou atendimentos, para que essas pessoas passem pelos serviços necessários, como de saúde”, explicou.

Para melhor atender todas as pessoas acolhidas durante a Operação Noite Fria, a MMA está arrecadando vários itens, principalmente colchões de solteiro, cobertores, agasalhos de inverno masculinos (blusas de frio, camisetas de manga longa e calças), calçados masculinos com numeração 39 ou maior, e pijamas. “Também temos uma grande demanda de produtos de higiene, como sabonetes e lâminas de barbear, desodorantes e papel higiênico”, acrescentou Angélica.

As doações podem ser entregues diretamente na sede da entidade, localizada na Avenida Abélio Benatti, 4.611, em frente ao Terminal Urbano Oeste. Pelos telefones 3328-8872 e (43)9 8436-9326, é possível agendar a retirada, para quem não puder levar as doações.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, no 3378-0025; e com a Instituição Ministério de Missões e Adoração, no 3328-8872.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos