Cidadão

Conheça as equipes de Londrina que disputarão o PARAJAP’s 2019 – Parataekwondo

Evento tem entrada gratuita e a tabela de jogos será divulgada diariamente no Facebook da Fundação de Esportes

Londrina sedia pelo segundo ano consecutivo os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s). São 49 municípios que disputarão 15 modalidades em diferentes locais de competição de Londrina entre os dias 19 e 23 de junho. Quase 2.500 pessoas estarão na cidade entre atletas, dirigentes e a equipe de coordenação do evento. Das sete edições anteriores dos Jogos, quatro foram realizadas em Londrina. Além de receber a competição pela quinta vez em 2019, a cidade é candidata a sediar o PARAJAP’s novamente em 2020.

Este ano, Londrina disputa as modalidades de basquete em cadeiras de rodas; tênis de mesa; natação; goalball; atletismo; paracanoagem; parataekwondo; e parabadminton. Nesta semana o blog.londrina apresenta as equipes que vão defender a cidade. A tabela do PARAJAP’s com o horário e local das competições das equipes londrinenses serão divulgadas diariamente na página de Facebook da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) www.facebook.com/FelFundacaoDeEsportesDeLondrina. Quem quiser torcer para as equipes de Londrina é só conferir a tabela no Face da FEL e ir aos locais de competição, a entrada para o evento é gratuita.

Parataekwondo – Londrina será representada no parataekwondo pelos atletas Demitri Praes, Nathália Cazella e Ronaldo Moreira da Silva. Eles são das academias Lopes e Aguiar, Natalia Falavigna e do polo Jamile Dequech de Taekwondo/Equipe Madureira, respectivamente, filiados ao Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC). Praes e Cazella são deficientes intelectuais e Moreira, atleta do polo Jamile Dequech, é deficiente físico.

Demitri participa de campeonatos há 4 anos e já coleciona vários títulos: é campeão londrinense e paranaense, garantiu o ouro na Copa Paraná e também no Brasil Open.

A equipe, treinada pelo técnico Flávio Alves, foi formada neste ano. Em 2015, a modalidade foi anunciada como parte do programa paralímpico. “O parataekwondo é um esporte muito novo e começou a participar do PARAJAP’s só no ano passado”, contou.

Segundo Flávio, o esporte tem benefícios além dos físicos. “O aspecto mental é muito importante. O atleta estar inserido no meio esportivo proporciona novas amizades e amplia o seu círculo social. A autoestima também aumenta com as conquistas, como as vitórias, as medalhas, o passar de faixa, as viagens e a disputa dos campeonatos”, acrescentou.

Os atletas Demitri e Nathália são patrocinados pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Londrina via recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE). O atleta Ronaldo, que treina em um dos polos do projeto, foi convidado a integrar a equipe que disputará o PARAJAP’s.

Segundo o técnico, o FEIPE é essencial para o desenvolvimento da modalidade. “É o programa que viabiliza o atleta permanecer neste meio. Não ter gasto com inscrições, viagens e material já é uma grande ajuda. Também é um super mérito para os atletas, que veem seu trabalho ser reconhecido, são convocados para a seleção de Londrina e têm o orgulho de representar a cidade em uma competição. No PARAJAP’s esperamos ganhar três medalhas e as três de ouro”, destacou Flávio.

O treinador trabalha com o taekwondo desde 1995, mas conheceu o parataekwondo há pouco tempo. “O parataekwondo é diferente pelas regras e categorias. Neste ano, participei de um curso do Comitê Olímpico Brasileiro sobre o parataekwondo e tenho me aprofundado nas especificidades dessa modalidade. O FEIPE oportunizou que a gente buscasse os recursos no programa paradesportivo, daí eu inscrevi o projeto e fomos contemplados”, comemorou.

Texto: Ana Beatriz Pacheco, com supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos