Candidatos ao Conselho Tutelar participam de avaliação no domingo
Os 111 convocados devem comparecer no Colégio Estadual Hugo Simas, para aplicação da prova objetiva e entrega de títulos

Os candidatos que participam do processo de escolha para compor o Conselho Tutelar terão, neste domingo (23), mais uma etapa do certame. Na ocasião, será realizada a prova objetiva e de títulos, e para esta fase foram convocados 111 candidatos. As provas vão ocorrer pela manhã, no Colégio Estadual Hugo Simas, situado na Rua Pio XII, 195, centro. Os portões serão abertos às 7h45, e os candidatos terão meia hora para entrar. A prova será aplicada durante quatro horas, com início previsto para 8h30.
Nesta etapa, os candidatos devem atingir um mínimo de 30 pontos para continuarem na concorrência à vaga do Conselho Tutelar, já que a avaliação é uma etapa classificatória e eliminatória. Das 50 questões, metade irá abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais normas complementares. As outras 25 perguntas serão sobre a língua portuguesa, referentes a temas como fonologia, ortografia, sintaxe, semântica e morfologia.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rejane Romagnoli Tavares Aragão, a realização da prova objetiva é uma prerrogativa prevista em lei municipal, que não é aplicada em várias outras cidades. “Entendemos que essa é uma etapa de extrema importância, fundamental para comprovar os conhecimentos dos candidatos. Enquanto comissão organizadora do processo, solicitamos uma avaliação que contemple o discernimento para interpretação de textos, mais os conhecimentos básicos do Estatuto. Futuramente, em outra ocasião, os aprovados terão uma orientação sobre o papel do conselheiro tutelar, e também uma capacitação aprofundada da parte teórica”, detalhou.
As provas objetivas e de títulos, bem como as demais fases do processo de escolha, serão conduzidas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL). O gabarito preliminar da prova objetiva estará disponível no domingo, às 18 horas, na página da Fundação, link www.fauel.org.br/. Os recursos contra o gabarito preliminar podem ser registrados na segunda (24) e terça-feira (25), com divulgação das notas definitivas da prova objetiva e de títulos, classificação final e convocação para avaliação psicológica em 10 de julho.
Títulos – As duas etapas anteriores do processo de escolha de novos membros do Conselho Tutelar compreenderam as inscrições e o deferimento dos registros de candidaturas. Nessa última, foi necessário comprovar experiência profissional de, no mínimo, um ano. O candidato poderá apresentar a mesma documentação na prova de títulos, que usará, para a contagem de pontos, experiência na área da criança e do adolescente seja ela técnica, acadêmica ou profissional.
Para a área técnica, serão aceitas participações em congressos, seminários, conferências, cursos ou projetos sociais, ocorridos nos últimos cinco anos. Na parte acadêmica, cursos de graduação ou licenciatura, estágios obrigatórios e não obrigatórios em nível superior, compatíveis diretamente com a proteção dos direitos da criança e adolescente; e também pós-graduação, seja especialização profissional, mestrado ou doutorado, nas áreas de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas, podem ser apresentados.
Em relação ao campo de experiência profissional na área da criança e do adolescente, são aceitos títulos que comprovem o tempo de serviço, seja ele remunerado ou não. Os pontos serão somados com base nos anos de experiência, não aceitos para períodos paralelos.
Os candidatos devem entregar cópias autenticadas dos comprovantes dos títulos, conjuntamente com o Formulário de Identificação de Títulos, disponível no edital nº 014/2019.
Cronograma – Em uma próxima etapa, todos os candidatos aprovados na prova objetiva serão convocados para realizar a avaliação psicológica, eliminatória. Com base em normas do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o teste irá analisar pontos como capacidade de concentração e atenção, observação e julgamento, relacionamento interpessoal, fluência verbal, agressividade, produtividade e organização.
A avaliação psicológica está programada para ocorrer na primeira quinzena de julho. Seguidos os trâmites para recursos, a homologação do resultado final deve ocorrer em 2 de agosto.
Pelo processo seletivo corrente, serão definidos 25 novos conselheiros tutelares, mais seus suplentes, para a gestão 2020-2024. A remuneração oferecida para o cargo é de R$ 3.755,42 mensais.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rejane Romagnoli Tavares Aragão, pelo telefone 3378-0028.