Saúde realiza exposição sobre endemias no Jardim Leonor
Objetivo é reforçar a conscientização a respeito dos cuidados necessários para prevenir diversas doenças

Prosseguindo com as ações educativas de combate ao Aedes aegypti e outras endemias, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma exposição no Centro Esperança por Amor Social (CEPAS) do Jardim Leonor, na terça-feira (25), às 9 horas. O local fica na Rua das Castanheiras, 314.
A comunidade e os alunos terão a oportunidade de conhecer o larvário, que demonstra o ciclo do Aedes, e a maquete do “quintal certo e errado”, no que diz respeito aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Também será exposto o mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, do caramujo africano, que pode transmitir doenças como meningite, e do caramujo da esquistossomose, além do escorpião.
Empresas, unidades escolares e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893 ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.
Cuidados – Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, a população deve verificar, semanalmente, pontos que podem acumular água, como vaso de plantas, bebedouros de animais, ralos e calhas, descartar o lixo em local adequado, separar os materiais recicláveis, e eliminar possíveis criadouros. A Secretaria de Saúde disponibiliza checklist dos principais pontos que devem receber atenção, no link http://bit.ly/ChecklistDengue.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Endemias da Saúde, pelo telefone 3372-9427.