Cidade

Escola realiza apresentações de ginástica rítmica

No total, cerca de 120 alunas, separadas em quatro turmas, participam de aulas da modalidade, durante o contraturno escolar. O projeto é desenvolvido há cinco anos, em parceria com a Unopar


A Escola Municipal José Garcia Villar, localizada na rua Pitangueiras, nº 209, no jardim Pindorama realiza hoje apresentações de ginástica rítmica. A primeira coreografia foi apresentada às 11h e a segunda às 14h, no ginásio de esporte da escola. No total, 120 alunas, divididas em quatro turmas, participam de aulas da modalidade, através de um projeto desenvolvido pela instituição de ensino em parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar). Amanhã, a partir das 9h, no Ginásio de Esportes da Unopar, no jardim Piza, as estudantes irão se apresentar em um Festival de Ginástica Rítmica.
O diretor da escola, Lucas Gonçalves de Souza, informou que o projeto já é realizado há cinco anos. “Os grupos são divididos de acordo com a idade das meninas, sendo duas turmas no período da manhã e duas à tarde. As garotas fazem as atividades no contraturno escolar”, explicou. Ele ainda citou que a escola, além da participação das crianças, oferece o espaço e os materiais necessários para a realização das aulas. Já a universidade, disponibiliza uma professora e estagiários do curso de Educação Física.
Souza relatou que as apresentações de hoje serão uma pré-estréia para o festival, que será realizado amanhã na Unopar, além de uma oportunidade para os pais irem até a escola e assistirem as coreografias. “Alguns familiares não poderão ir até o evento no sábado, por isso, resolvemos fazer esta pré-estréia no próprio colégio”, comentou. O diretor ainda disse que ao todo, serão quatro apresentações, com a utilização de cordas, arcos, bolas e mãos livres.
Ele contou que as alunas que se destacam na ginástica podem ser convidadas para treinarem na equipe de atletas da Unopar. “Duas ex-alunas do colégio já foram chamadas e atualmente treinam na universidade”, ressaltou.
O diretor revelou que com a participação de estudantes neste projeto, o índice de ausência nas aulas diminuiu. “A ginástica trabalha muito com a atenção e a disciplina, o que ajuda na aprendizagem das alunas. Elas criaram um amor maior pela escola e com isso não faltam nas aulas”, afirmou. Ele também citou que o trabalho contribui para o desenvolvimento do convívio emocional entre as crianças, incentiva a prática esportiva, além de ser uma atividade a mais para as garotas. “Como o projeto é feito no contraturno escolar, ao invés delas ficarem na rua, estão na escola aprendendo coisas novas”, salientou.
(Londrina, 26 de junho de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos