Cidadão
Saúde lança panfleto informativo sobre gripe A
Com intuito de orientar a população, Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu folder, que está sendo distribuído em hotéis e guichês do Terminal Rodoviário

“Estamos trabalhando intensivamente, 24 horas por dia mesmo. As nossas equipes estão atuando desde a orientação da comunidade até a monitoração dos suspeitos, contactuantes com infectados e contaminados e medicação destes. A criação do panfleto tem como idéia bloquear a disseminação do vírus”, informou a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira.
De acordo com ela, 15 mil folhetos foram feitos e estão sendo distribuídos em hotéis da cidade e guichês de empresas do terminal Rodoviário de Londrina. Na avaliação da diretoa, com o material será possível orientar as pessoas que voltaram e que ainda vão viajar para países considerados de risco, como Argentina, Uruguai, México, entre outros. “Por isso distribuímos esses informativos em locais estratégicos, onde o número de circulação de pessoas é grande. Se todos estiverem bem orientados, vão se diagnosticar e novos casos serão mais facilmente resolvidos”, comentou.
A diretora de Epidemiologia acredita que as ações da Secretaria Municipal de Saúde já estão apresentando resultados positivos. Ela lembrou que o último levantamento da pasta, realizado hoje, aponta que o número de casos suspeitos de gripe A, que estavam em observação e isolamento domiciliar, caiu de 13 para oito no município. “É extremamente bom. Vale lembrar que o único caso confirmado em Londrina já foi solucionado e está sob controle”, salientou.
“Agora pedimos que a população continue contribuindo na luta contra a gripe, comparecendo nos postos de saúde quando apresentarem os sintomas e tiverem viajado a países de risco ou estiverem em contato com pessoas que voltaram deles”, finalizou Sandra Caldeira. Os sintomas da Influenza A (H1N1) são febre, espirro, tosse, congestão nasal, dores musculares, de garganta e de cabeça, entre outros.
(Londrina, 8 de julho de 2009)
Foto reprodução: Luiz Jacobs