Cidade

Profissionais da Educação participam de premiação em Curitiba

Organizado pelo Sebrae, o concurso premia os municípios com as melhores iniciativas em prol da educação empreendedora

Londrina vem se destacando no Paraná com atuação em diferentes iniciativas na área educacional. Na terça-feira (2), a cidade ficou entre os cinco municípios finalistas no concurso realizado pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora, que é uma organização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Cinco servidoras da Secretaria Municipal de Educação de Londrina foram convidadas para receber essa premiação em Curitiba e para participarem do evento. São elas as professoras Loana Rodrigues de Castro, da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi; Vanessa Aline Dalto, da Escola Municipal Edmundo Odebrecht (zona rural); Amália Gracielle Vieira, da Escola Mari Carrera Bueno (Caic Zona Oeste); Francielle Zambon, da Escola Municipal Norman Prochet e a profissional do apoio pedagógico da SME, Carla Cordeiro.

As profissionais concorreram na etapa estadual com outros 218 municípios paranaenses. Segundo Carla Cordeiro, o projeto “Educação Empreendedora de Qualidade”, proposto por ela, ficou entre os cinco melhores do Paraná e recebeu um troféu. “O concurso é bastante voltado ao reconhecimento e a valorização dos professores e de suas ações inovadoras na área da educação. Além disso, o programa em si trabalha a mudança de comportamento e de atitude dos alunos, para que eles passem a ver as possibilidades existentes e o mundo de uma nova perspectiva”, explicou Carla.

O concurso foi dividido em quatro etapas, que foram o Ensino Fundamental I e II, Ensino Técnico, Médio e Superior. As servidoras da Prefeitura de Londrina concorreram no segmento do Ensino Fundamental I. Receberam o primeiro lugar em ensino fundamental a Escola do Campo do Município de Mato Rico; de ensino médio, a escola St. James de Londrina; em ensino técnico foi o Município de Cianorte e do superior, foi a PUC de Curitiba.

O objetivo do SEBRAE com essa ação é parabenizar e reconhecer o trabalho que os professores e profissionais da educação realizam na rede pública e particular de ensino. A ideia é trabalhar pela ruptura do modelo prático-pedagógico focado na transmissão estática e na falta de estímulo a reflexões ou à aplicação dos saberes para ações transformadoras.

Dessa forma, por meio das atividades desenvolvidas dentro do Programa Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que está contido no Programa Nacional de Educação Empreendedora, os estudantes são estimulados a pensar de forma diferente perante os dilemas e desafios sociais. E, com a ajuda das professoras, todos aprendem a lidar com a nova realidade da sociedade contemporânea, desenvolvendo habilidades empreendedoras, buscando a autonomia pessoal e múltiplas competências.

Sobre o Programa
O Programa Nacional de Educação Empreendedora teve início em 2013, pensando na promoção e disseminação da educação empreendedora por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos escolares, abrangendo diferentes níveis da educação, como a básica, profissional e superior.

Em Londrina, o JEEP está em sua quarta edição. Dele já participaram mais de 40 mil alunos do 1º ao 5º ano. No ano passado e em 2016, foram iniciativas de Londrina que ficaram em primeiro lugar no concurso estadual.
O JEEP estimula a aprendizagem, de forma gradativa, de conceitos importantes para o desenvolvimento pessoal das crianças, como o espírito de coletividade, comportamentos e habilidades empreendedoras e autoconhecimento. Para isso, o SEBRAE distribui material didático com ilustrações coloridas e muita informação para os professores aplicarem em sala com os alunos.

Com essas atividades, as crianças ficam ansiosas para apresentar aos pais o que fizeram durante o ano. Os alunos do primeiro ano desenvolvem ações voltadas ao “mundo das ervas aromáticas”, em que aprendem a cultivar ervas individualmente. Os estudantes do sexto ano aprendem mais sobre os “Temperos Naturais”.

Já os alunos dos terceiros anos trabalham em cima da temática “Oficina de brinquedos ecológicos”. Os educandos do quarto ano têm acesso às informações sobre “Locadora de produtos”. Aqueles que estão nos quintos anos aprendem sobre “Sabores de Cores”. Ao final, todos participam de uma feira que coloca em prática os ensinamentos diferenciados obtidos durante todo ano.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Carla Cordeiro, pelo 3375-0113.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos