Guarda Escolar realiza passeata de conscientização sobre segurança
A ação será no distrito de Paiquerê, zona rural, e contará com as crianças da escola municipal atendida pela Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), vai promover uma passeata de conscientização sobre segurança no distrito de Paiquerê, na manhã desta quinta-feira (4). Devem participar da ação cerca de 55 alunos da Escola Municipal Armando Rosário Castelo, das turmas dos quartos e quintos anos, atendidos pelo projeto “Guarda Municipal Mirim”.
A atividade está prevista para ocorrer das 10h15 às 11h15. As turmas serão divididas e irão circular junto com os guardas e professores a fim de conversar com a população residente no local. Serão distribuídos materiais informativos do projeto “Onde tem gente, tem guarda”, que explica como e quando a população pode acionar a GM, e outro material com dicas de segurança.
De acordo com a supervisora da GMEC, Cássia Munhoz, a ação vai fortalecer o vínculo da instituição com a sociedade. “É a primeira edição do projeto em uma escola da zona rural. É muito importante que as crianças pratiquem a cidadania e coloquem em prática os ensinamentos que passamos a elas”, disse.

O projeto tem duração de um semestre letivo e leva conhecimentos sobre o que é cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. A ação também é uma oportunidade para um diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade. Os alunos também aprendem ordem unida a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.
Para os agentes Rafael Rodrigues dos Santos e Edson Pereira, responsáveis pelo projeto na escola, o objetivo é mostrar para a população que toda comunidade pode ajudar na segurança. “Quando a sociedade trabalha em conjunto com as forças de segurança todos saem ganhando. Dessa forma, os alunos se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos tendo a consciência de que praticar a cidadania é colaborar para um futuro melhor”, afirmaram.
Histórico
O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, em 2014, e é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Desde o início, já formou aproximadamente 900 crianças em várias escolas municipais. O objetivo principal do projeto é a criação de um vínculo de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas, e principalmente ampliar o contato com a Guarda Municipal.
Para imprensa: Mais informações podem ser obtidas com a supervisora Cássia Munhoz, no 3372-4634.
Texto e fotos: Bruno Amaral/Defesa Social