Cidadão

Comitê Municipal de Aleitamento Materno promove palestra com fonoaudióloga

Encontro desta quarta-feira (10) terá a mestre em Saúde Coletiva e integrante do Grupo Deleite, Valentina Simioni Rodrigues, da Policlínica Municipal

Integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) participam, nesta quarta-feira (10), de reunião mensal para planejamento das ações em prol da amamentação. Um dos principais tópicos que serão discutidos é a campanha Agosto Dourado, realizada em diversos países com o objetivo de incentivar o aleitamento materno. E, no momento científico deste encontro, a fonoaudióloga Valentina Simioni Rodrigues, da Policlínica Municipal, irá abordar o tema “Como eu resolvo as disfunções orais do bebê na amamentação”. A reunião é aberta a toda comunidade, e será realizada às 14 horas, no Centro Pastoral, na Rua Dom Bosco, 145.

A campanha Agosto Dourado abrange a Semana Mundial de Amamentação, que em 2019 possui o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”. O slogan, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação, busca envolver toda a sociedade para que bebês e crianças tenham acesso ao melhor alimento disponível, o leite materno.

Momento científico – Valentina, que é mestre em Saúde Coletiva e integrante do Grupo Deleite, explicou que disfunções orais no bebê são alterações fisiológicas que podem comprometer diretamente o aleitamento materno. “Muitas vezes, o bebê não consegue realizar a pega correta ou manter a sucção e ordenha da mama, para se saciar”, comentou.

Dessa forma, Valentina ressaltou que cabe ao profissional da área identificar essa dificuldade e buscar solucioná-la. Por isso, o convite para a reunião do CALMA se estende aos profissionais de saúde, especialmente fonoaudiólogos, com o objetivo de auxiliá-los na detecção precoce do problema. “Essas condições podem envolver posturas e movimentos dos músculos envolvidos na sucção, devido a alguma desorganização que pode ocorrer por imaturidade, alterações neurológicas, ou até mesmo sem causa específica definida”, elencou.

O Deleite é um grupo multiprofissional de saúde, cuja equipe possui vasta formação teórica e prática nas áreas de aleitamento materno, educação e cuidado. Sua atuação envolve o cuidado com a mulher, com o recém-nascido e com a família, no processo da gestação, parto, pós-parto, amamentação e desenvolvimento infantil. Mais informações podem ser conferidas no site www.deleiteam.com.br.

Sobre o Comitê – Instituído em 1995 pela Secretaria Municipal de Saúde, o CALMA tem por objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município. Com reuniões mensais, o comitê discute temas relevantes com os profissionais de saúde, organiza e desenvolve atividades nas Semanas Mundiais de Aleitamento Materno no município, promovendo cursos, pesquisas e ações junto à comunidade.

O grupo é formado por 23 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, sendo elas a Prefeitura de Londrina, por meio da SMS; os hospitais Evangélico de Londrina, do Coraçãozinho, Mater Dei, Infantil e Universitário de Londrina, por meio do Banco de Leite e Clínica de Especialidades Infantis (Bebê Clínica) da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Unimed Londrina; Associação Médica; Pastoral da Criança; 17ª Regional de Saúde; Grupo de apoio à amamentação de Londrina; Departamento de Enfermagem da UEL; Universidade Pitágoras; UNIFIL; Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR); Deleite; Unimaterna; Secretarias Municipais de Saúde de Ibiporã, Cambé e Rolândia; Hospital São Francisco de Cambé; profissionais liberais de saúde e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do CALMA, a enfermeira Lilian Poli, no 3372-9829.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos