Cidadão
Saúde explica morte de rapaz com suspeita de gripe A
Homem de 31 anos chegou em Londrina na semana passada apresentando febre e dificuldade respiratória; diagnóstico do hospital onde ficou internado apontou pneumonia

O secretário disse que o corpo do comerciante já passou pelo Instituto Médico Legal de Londrina e foi encaminhado para a capital, onde moram seus familiares e amigos. “Agora aguardamos o laudo oficial do laboratório responsável pelos exames realizados antes e após o óbito do rapaz. A nossa principal medida é acompanhar as pessoas que tiveram contato com ele na cidade para ter a certeza de que não se trata da gripe A (H1N1) e sim de uma pneumonia”, disse.
Segundo Agajan Der Bedrossian, a equipe que atendeu o rapaz informou que ele não esteve no exterior ultimamente, nem teve contato com pessoas suspeitas de ter contraído o vírus. “Mesmo assim as pessoas que estiveram com ele nesses últimos dias devem ser monitoradas para que sejam trabalhados todos os procedimentos de combate à gripe. Estão incluídos tanto os funcionários do hospital, quanto do hotel onde ele ficou hospedado”, disse.
O laudo oficial que comprova a morte do rapaz deve sair em alguns dias, porém a secretaria de Saúde disse que não há motivos para alarde, já que os casos suspeitos da cidade estão isolados em domicílio e monitorados. Contudo, o secretário volta a pedir que as pessoas continuem tomando os cuidados básicos de higiene para que não fiquem vulneráveis à doença. “Lavar as mãos sempre que chegar em casa, usar lenços descartáveis e evitar locais fechados e de grandes aglomerações são medidas importantes que contribuem com a saúde do cidadão”, enfatizou Agajan Der Bedrossian.
(Londrina, 21 de julho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs