Funcart recebe montagem que mescla teatro e musical de “Morte e Vida Severina”
A peça traz música de canto de coral, instrumentação nordestina e sacra europeia, poesia e teatro
O Grupo Vocal Entre Nós apresenta uma montagem de “Morte e Vida Severina” neste domingo (21), às 17h, na Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), localizado na avenida Souza Naves, 2.380. A peça é uma releitura da obra homônima de João Cabral de Melo Neto e traz para o palco uma mistura de música de canto de coral, poesia e teatro.
Durante a apresentação, os 14 integrantes cantam – fazendo solos e coros – tocam instrumentos melódicos, harmônicos e de percussão, como rabeca, zabumba, caxixi, triângulo, agogô. Eles atuam em 18 cenas, narrando trechos do livro lançado, em 1955, por Melo Neto.

Um dos destaques da montagem é a junção do regionalismo, que será representado na parte musical do espetáculo pelos ritmos, instrumentação e escalas típicas do nordeste brasileiro. Além disso, a peça trabalha com formas composicionais da música sacra europeia, como o recitativo e fuga a quatro vozes, estilo do período barroco usado na música litúrgica.
Segundo o diretor cênico da peça, Silvio Ribeiro, esta montagem vem resgatar um dos textos mais importantes de nossa literatura, que retrata uma triste realidade brasileira. “Por meio desta apresentação, a plateia poderá ver este texto de uma forma nova, com uma linguagem diferente, sendo todo cantado”, ressaltou.
A peça terá contribuição espontânea, podendo o espectador pagar quanto puder ou achar merecido. Não é necessário retirar ingresso com antecedência, bastando comparecer no dia. A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e é um produção de Thalita Alcântara, com direção cênica de Silvio Ribeiro e direção musical de Monique Kodama.
Sobre a obra – “Morte e Vida Severina” é a obra mais conhecida do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto. No livro, o autor transforma em poesia visceral a condição do retirante nordestino, tratando de sua morte social e miséria por meio de sua personagem principal, Severino.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa do evento, Marian Trigueiros telefones disponíveis no N.Com – 3372-4611/4188
Texto por Aline Schmidt sob orientação dos jornalistas do N.Com e com informações da assessoria de imprensa




