Destaques

Projeto ensina plantio, cultivo e comercialização de plantas às mulheres

Intenção é que as participantes aprendam um novo ofício que possa ajudar na geração de renda, por isso técnicas de marketing e empreendedorismo estarão presentes

As mulheres acima de 18 anos, que gostam de mexer com plantas e buscam aprender um novo ofício, terão uma oportunidade gratuita para aprender as técnicas para o plantio, cultivo e comercialização de plantas ornamentais. Isso porque, a Prefeitura de Londrina lançou nesta quinta-feira (25), às 9 horas, o Projeto Cultivando Cidadania, em solenidade realizada no Viveiro Municipal, que fica no Parque Municipal João Milanez (antiga Fazenda Refúgio), localizado na Avenida Europa s/n, no Jardim Vale Azul.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Nádia Oliveira de Moura, o secretário municipal do Ambiente (SEMA), José Roberto Behrend, e a presidente do Conselho Municipal Direitos da Mulher de Londrina (CMDM), Rosalina Batista, estiveram presentes na solenidade.

Foto: Ana Paula Hedler

O objetivo do programa é ensinar às mulheres as técnicas corretas para o plantio e o cultivo de plantas ornamentais, medicinais e flores, que futuramente poderão ser comercializadas, gerando trabalho e renda para as participantes. Isso porque, as plantas ornamentais podem ser utilizadas para compor a decoração de diferentes ambientes, tornando os espaços mais agradáveis e atraentes, além de valorizar a área onde são colocadas.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, a ideia do programa surgiu após análise da necessidade das mulheres que procuram a Secretaria e também dos novos nichos de mercado. “Nosso objetivo é dar às mulheres o conhecimento para o manuseio, plantio e cultivo das plantas ornamentais, aliado às técnicas de marketing e vendas. Com isso, esperamos capacitá-las com novos conhecimentos, que atendam à demanda crescente do mercado atual”, explicou.

Para isso, os técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) darão as instruções para o cultivo como, por exemplo, sobre as sementes e as mudas que podem ser produzidas em cada estação do ano, para que haja um plantio constante; as condições climáticas necessárias; as diferenças entre as espécies cultivadas; a importância do solo correto, com sais minerais adequados, da sombra, da luz e da irrigação na proporção certa e a necessidade ou não de estufas.

Foto: Jenifer de Paula

“É com muita alegria que a gente abre o espaço do Viveiro Municipal, que é tão agradável, e todo o instrumental e conhecimento técnico. A gente tem um espaço onde é possível, além das atividades que já são desenvolvidas, ensinar e contribuir para o crescimento do dia a dia, assim as mulheres podem se capacitar e buscar uma nova alternativa no mercado de trabalho, através do cultivo e paisagismo”, disse Behrend.

Além das aulas sobre o plantio e cultivo, as mulheres aprenderão sobre marketing, vendas e empreendedorismo, para ajudá-las no momento da comercialização das plantas. Terão noções básicas sobre as estratégias empresariais, adequação da produção, oferta de mercadorias, necessidades e preferências dos consumidores, atenção no pós-venda, importância da apresentação da planta e de sua embalagem, entre outros tópicos importantes.

Durante o lançamento do projeto, a presidente do CMDM agradeceu ao prefeito Marcelo Belinati, pela oportunidade que vem dando às mulheres de Londrina e região de se capacitarem em diferentes áreas e de trabalhar as políticas públicas de forma ampla. “Quem não sonha, não investe em mudanças. E eu sonhei com esse projeto, em 1993, quando fizemos um bem parecido em Medianeira. Hoje, o grupo exporta plantas medicinais e medicamentos. Agora, vários municípios já entraram em contato comigo para a gente levar esse projeto para eles também”, afirmou dona Rosalina.

Para a participante já inscrita, Ângela Eugênia Gaion, o curso é uma oportunidade de unir conhecimento com uma atividade que lhe traz prazer. “Gosto muito de plantas e na minha região, eu e a minha comunidade, adotamos duas praças. Agora, eu quero juntar mais aprendizado na área de plantas ornamentais com algo que eu gosto”.

 

Foto: Jenifer de Paula

Aulas – As aulas serão realizadas a partir do dia 15 de agosto até 17 de setembro. Elas acontecerão sempre nas terças-feiras e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, na sede do Viveiro Municipal (antiga Fazenda Refúgio).

O programa prevê, ao todo, 10 encontros, sendo dois deles teóricos e oito práticos. No primeiro dia, haverá acolhida das participantes e esclarecimentos sobre as formas de violência doméstica e os serviços prestados na secretaria. Nos oito seguintes, haverá aulas práticas sobre cultivo e plantio. Para o dia 17 de setembro, a secretária está convidando universidades e o SEBRAE para abordar as estratégias para a comercialização dos produtos e a importância da apresentação das embalagens e do conteúdo. Por fim, as participantes que desejarem, poderão participar da Feira Arte Mulher, que foi lançada nesta terça-feira, para expor e vender as plantas e flores.

Vagas – No momento, a Prefeitura de Londrina está oferecendo 20 vagas, porém 10 mulheres já se inscreveram durante o lançamento do projeto. Caso todas as vagas sejam preenchidas, haverá uma lista de espera para aquelas que tiverem vontade de participar das próximas turmas.

Inscrições – As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Casa da Mulher, pelo (43) 3378-0111 ou pelo (43) 3378-0112. Não é preciso pagar nada pela inscrição e nem pelo curso, pois ambos são gratuitos.

Foto: Jenifer de Paula

Parceria – Como forma de parceria, a SEMA cederá as mudas e sementes necessárias para o plantio, assim como o conhecimento dos profissionais que ensinarão as mulheres a plantar e a cultivar, além de ceder o espaço do Viveiro Municipal. Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres fica responsável pela organização e inscrição das participantes e o CMDM ajudará na divulgação do curso.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia de Oliveira Moura, pelo 3378-0119.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos